Economia Titulo Vendas
Natal aquece motores
do comércio regional

Consumidores deverão antecipar as compras de fim
de ano e contribuir para o aumento de fluxo nas lojas

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/12/2011 | 07:32
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Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que injetará cerca de R$ 1,1 bilhão na economia da região, e a redução de impostos sobre os eletrodomésticos anunciada pelo governo, os consumidores deverão antecipar as compras de Natal deste ano e contribuir para o aumento de fluxo nas lojas de rua e nos shoppings. A expectativa é que neste ano as vendas cresçam até 15% em relação a 2010. "Até agora, os clientes lotaram as lojas a fim de pesquisar preço, mas com o pagamento de salário na segunda-feira e parcela do 13º na conta, neste fim de semana as pessoas devem começar a passar o cartão", disse o presidente da Sociedade Oliveira Lima e Região, Hélio Farber.

Diariamente, passam pelo calçadão da Coronel Oliveira Lima, em Santo André, 45 mil pessoas. Com a proximidade do Natal, é possível que esse número salte para 200 mil consumidores, acréscimo de 344%, estima Farber. A previsão é que o tíquete médio seja de R$ 50. "Se bem gasto, dá para comprar um bom presente ao invés de lembrancinha", opinou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, Valter Moura, espera que neste ano os lojistas possam lucrar 6,5% a mais do que em 2010. "O ano passado foi muito bom para o varejo, mas esperamos que neste ano as comercializações sejam superadas."

Moura acredita que o endividamento é o único obstáculo para a expansão das vendas de fim de ano. "Grande parte das pessoas separa o benefício salarial para pagar contas em aberto, reservam uma quantia para viajar e compram presentes."

 

SHOPPING

 

Além do dinheiro extra na conta, Moura disse que a expansão do Shopping Metrópole e a inauguração do ParkShopping São Caetano contribuam com as vendas de fim de ano. "O brasileiro é um consumista nato. Ao visitar os centros de compra acaba sendo atraído pelas campanhas e promoções de Natal."

Entre as preferências do consumidor para este ano estão os aparelhos eletrônicos (como celulares e notebooks), o que deve favorecer um crescimento de 8% ante o Natal de 2010. É o que afirma o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mauá, Antonio Corrêa.




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