Palavra do Leitor Titulo Artigo
Novos desafios para São Caetano

Primeiro município no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em todos os levantamentos divulgados (1991 a 2010) pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), São Caetano é conhecido pela grande proporção de idosos

Do Diário do Grande ABC
29/07/2014 | 07:58
Compartilhar notícia


Artigo

Primeiro município no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em todos os levantamentos divulgados (1991 a 2010) pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), São Caetano é conhecido pela grande proporção de idosos. São aproximadamente 30 mil indivíduos com 60 anos ou mais, o que representa 20% de toda a população.

O que hoje representa um novo paradigma de investimento público para outros municípios, para São Caetano, é algo que já foi muito bem absorvido. Assim, programas específicos de atendimento na Saúde, amplos Centros de Convivência e conjunto de outros serviços são disponibilizados aos idosos.

Não obstante a esse esforço, novos desafios relacionados ao envelhecimento parecem emergentes: o cuidado à quarta idade.

O termo quarta idade é relativamente novo. Foi criado, segundo alguns registros, na década de 1990. Ainda com algumas divergências na mídia sobre a faixa de idade que abrange a quarta idade, a literatura acadêmica registra que um indivíduo com 80 anos ou mais está em tal classificação.

São Caetano é hoje o terceiro município do Estado de São Paulo com maior proporção de indivíduos nessa faixa etária (só fica atrás das pequeninas Águas de São Pedro e Flora Rica) e o 39º entre os 5.565 brasileiros. É importante registrar que, se considerarmos apenas os municípios com mais de 50 mil habitantes, São Caetano é o primeiro colocado no Estado e no País, totalizando 5.283 idosos na quarta idade (3,54% da população).

Os outros seis municípios da região possuem menos de 2% de sua população nesse faixa etária (São Bernardo: 1,97%; Ribeirão Pires: 1,31%; Santo André: 1,19%; Mauá: 0,83%; Diadema: 0,78% e Rio Grande da Serra: 0,70%).

Mas quais seriam os novos desafios se os indivíduos da quarta idade também estão na terceira idade? Ocorre que na faixa de 80 anos ou mais, uma parte importante das pessoas exige o cuidado de outra pessoa (o que sugere a necessidade de programas para formação de cuidadores), atendimentos médicos especializados (atendimento às doenças crônicas, degenerativas e a acamados), replanejamento urbano (muitos já não saem de casa em virtude da condição das calçadas), entre outras situações pouco previstas nos programas à terceira idade.

São novos e importantes desafios que devem ser cada vez mais cobrados pela sociedade. Como disse o matemático e filósofo Pitágoras: “Uma bela velhice é, comumente, recompensa de uma bela vida”.

Leandro Prearo é professor doutor e gestor do Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano.

Palavra do leitor

Agosto
Na cultura popular, agosto é o mês do cachorro louco, azar, tragédias e baixo astral. Em 2014, o destino está sendo muito cruel com o nosso povo. Nós ainda não conseguimos curar as feridas da Copa do Mundo e já teremos de enfrentar outra batalha. A ‘Caixa de Pandora Eleitoral’ será aberta e vai começar o horário político na TV e no rádio. Nossas casas serão invadidas por criaturas horripilantes e perigosas. Realmente, desgraça pouca é bobagem!
Mario Mello
São Bernardo

Pedintes
A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu os presidentes de vários clubes de futebol, que pediram financiamento de R$ 4 bilhões, porque estão quase falidos. Enquanto isso, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo não atende no pronto-socorro por falta de R$ 50 mil. Aposto que vai privilegiar os clubes e negar à Santa Casa. Afinal, o futebol é mais importante, mesmo após o vergonhoso insucesso da Copa das Copas, do que a Saúde. É o jeito petista, que usa o Hospital Sírio-Libanês, de desgovernar. Vem eleição aí.
Mário A. Dente
Capital

Parem
Se hoje neste mundo globalizado os avanços tecnológicos nos impressionam positivamente, o mesmo não podemos falar dos governantes que ainda agem com o mesmo espírito estúpido e desumano do período das duas guerras mundiais. Estão aí os exemplos da Síria, Afeganistão, Iraque, Israel/Palestina, de outras ações de terror pela África etc. E nestas circunstâncias, o papa Francisco faz um apelo dramático aos pseudo líderes políticos. “Eu lhes peço de coração, está na hora de parar. Parem, por favor”. Essa é uma voz que deveria ser ouvida! Mas, infelizmente, o que nós vamos continuar assistindo é a esta matança diária indiscriminada de inocentes! Porque a covardia desses governantes é de tal tamanho que suas inteligências permitem apenas o uso de armas letais. Mas não deixa de ser um alento dentro deste inferno de violência humana o pedido emocionado do papa Francisco!
Paulo Panossian
São Carlos (SP)

Resposta
Em resposta à carta do munícipe Mário A. Massura (Drenar, dia 24), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que a recomposição asfáltica do bairro do Rudge Ramos ainda não foi executada. Os locais que receberam esse tipo de serviço foram a Vila Helena e a Vila Vivaldi. A pavimentação definitiva está agendada para o fim de agosto no local. Cabe ressaltar que várias empresas concessionárias de luz, água e gás estão executando obras na região e danificando o pavimento. Outro problema identificado é específico de um ponto na esquina entre a Avenida Vivaldi e a Rua Cachoeira. As obras foram finalizadas há três meses. Nas últimas semanas, a companhia de água (Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) efetuou reparos no local e deixou a vala sem a devida recomposição asfáltica. O reparo foi realizado no dia 18 de julho, mas não foi bem executado e o pavimento solapou. A Prefeitura já notificou a empresa para realização do serviço.
Prefeitura de São Bernardo

Palavras
Existem coisas que são belas demais para serem descritas por palavras. Se faz necessário apreciá-las em silêncio para que possam ser avaliadas em sua plenitude. As palavras devem ser a embalagem dos pensamentos. Não adianta longo discurso para expressar o sentimento do coração, um olhar basta. Em sua grande sabedoria, a natureza nos deu uma língua e dois ouvidos para falarmos menos e ouvirmos mais. Se a palavra não é mais bonita de que o silêncio, então é preferível não dizer nada. É importante lembrar o provérbio dos filósofos: ‘As verdadeiras palavras não são sempre bonitas e as palavras bonitas não são sempre verdade’. São necessários apenas dois anos para que o ser humano aprenda a falar e toda a vida para que aprenda a ficar em silêncio.
Américo Del Corto
Ribeirão Pires

Contas
Não é só para o setor elétrico que o governo federal está atrasando os pagamentos, possivelmente para fazer caixa visando as eleições de outubro. Ele também empurrou para novembro, após as eleições, o pagamento dos precatórios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que são proventos alimentares e que deveriam ser pagos com prioridade. Sugiro que nossa presidente, Dilma Rousseff, seja questionada se no balanço de suas contas públicas só entram as verbas que estão no caixa e não suas dívidas.
Marcos Sergio Fernandes
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;