Cultura & Lazer Titulo Cinema
Humanidade em risco

Cientistas buscam cura para vírus no suspense Contágio que
chega às telonas brasileiras, após liderar bilheterias nos EUA

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
28/10/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Depois de liderar as bilheterias em sua estreia nos Estados Unidos, "Contágio" chega às telonas brasileiras. O suspense de Steven Soderbergh, o mesmo de "Onze Homens e Um Segredo", conta com elenco que dispensa apresentações - Matt Damon, Marion Cotillard, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Laurence Fishburne e Jude Law - para mostrar a disseminação de um vírus letal pelo planeta.

Com temática já explorada em outros filmes como "Epidemia" (1995), de Wolfgang Petersen, o longa-metragem tem início com o regresso de Beth (Gwyneth Paltrow) aos Estados Unidos depois de viagem à China. Durante o voo, a executiva, que trabalha em multinacional, começa a passar mal junto a outros dois passageiros, um de Hong Kong e outro de Londres, e já recebe os cuidados do marido Mitch (Matt Damon).

No entanto, a doença se espalha para os moradores da região onde vive até atingir larga escala: os Estados Unidos por completo. Em poucos dias, os sintomas já são notificados em várias partes do mundo. Como se já não bastasse, os outros dois passageiros também passam a espalhar a infecção, iniciada misteriosamente na Ásia.

Enquanto a pandemia se dissemina pelo ar, médicos de todo o planeta tentam conter a ameaça com a criação de uma vacina e controlar o desespero que toma conta da sociedade civil, antes que tudo vire caos incontrolável. Ao mesmo tempo, cidadãos comuns lutam para sobreviver diante da desumanização da sociedade.

Mais do que narrar como o desastre se estabelece, a película acompanha as diferentes reações diante do fim próximo. Sem protagonista, o enredo apresenta diversas histórias em paralelo ou interligadas. São três esferas: o cidadão comum, representado pelos pais (Matt Damon e John Hawkes); as instituições públicas, simbolizadas pelos médicos e epidemiologistas (Laurence Fishburne, Marion Cotillard, Kate Winslet e Elliot Gould); e a mídia, personificada na figura de um blogueiro (Jude Law), que espalha pânico na sociedade para conseguir mais acessos em seu site.

Dessa forma, o emaranhado de personagens que compõe "Contágio" levará o espectador a fazer diferentes reflexões durante e depois de sua exibição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;