Setecidades Titulo Segurança
Em 5 meses, PM recuperou 36% dos veículos roubados ou furtados

Denúncias da população são fundamentais, de acordo com coronel

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
15/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Dos 11.237 veículos roubados ou furtados no Grande ABC de janeiro a maio deste ano, 4.086 foram recuperados pela PM (Polícia Militar), segundo dados do Infocrim (Sistema de Informações Criminais). O número equivale a 36% do total de carros levados por bandidos no período de cinco meses.

Essas modalidades criminosas são as principais preocupações da PM da região atualmente, já que apresentam aumento constante de registros nas estatísticas criminais divulgadas mensalmente pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), do governo estadual. Em comparação com o mesmo período do ano passado, roubos de veículos cresceram 29% e furtos, 20%, somadas as ocorrências registradas nas sete cidades.

Segundo a coronel Cláudia Rigon, que comanda o CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), responsável pela PM na região, a população é grande aliada da corporação para o êxito da localização desses bens subtraídos por bandidos. “A viatura que faz o patrulhamento não sabe se aquele veículo está estacionado na vizinhança há horas ou dias, mas a comunidade tem essa informação. Então, ao denunciar ou indicar para a polícia alguma movimentação estranha, a população ajuda a elevar o percentual de recuperação de veículos”, destaca a comandante.

AUXÍLIO
A comandante acredita que a ajuda da população ao denunciar casos suspeitos por meio do 190 é essencial para o sucesso do combate à criminalidade. “A integração da comunidade com a PM supera e muito a nossa capacidade de atuação. Os moradores são os outros olhos da corporação, são um componente que auxilia bastante na elucidação desses crimes e na restituição dos carros”, garante.

Para prestar o auxílio necessário, porém, é preciso ter o máximo de informações ao ligar para fazer a denúncia. “É importante fornecer as características físicas do suspeito, localização e horário. Tudo isso auxilia os policiais militares no momento da abordagem dos criminosos”, destaca a coronel.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;