Memória Titulo Memória
Símbolos que resistem em São Bernardo

As placas destacadas hoje por Memória são antigas e anteriores aos manacás...

Ademir Medici
15/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


As placas destacadas hoje por Memória são antigas e anteriores aos manacás da serra floridos das canaletas do sistema trólebus, que seguem sobre o Ribeirão dos Meninos, cortando São Bernardo. Placas significativas, cada qual com o seu recado.

A do Edifício José Pasin foi recentemente restaurada para compor a fachada de um cinema que não existe mais: Cine São Bernardo.

A da Escola Ítalo Setti é exigência contratual da família quando da doação do terreno para a construção do Colégio São José.

A do Edifício Wallace Simonsen registra o nome da primeira construção com mais de três andares na cidade – uma lembrança ao prefeito e líder autonomista, que fez o velho Banco Noroeste do Estado de São Paulo se tornar uma instituição comercial importante no País.

A da Associação Comercial e Industrial ficou esquecida na antiga sede da Acisbec, quando da mudança do órgão para o bairro Nova Petrópolis.

Resistirão as placas? Têm alguma importância a mais do que a Memória imagina? Que a memória oficial pense nelas e faça esse registro singelo.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: CENSURA.

O ANO: 1979.

Visite exposição na Biblioteca Central da UMESP. Até 31 de julho;

blog do cubinho: http://personagemcubinho. blogspot.com

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de julho de 1984 – ano 27, nº 5571

Manchete – Tancredo (Neves, candidato à Presidência da República pela oposição) recebe apoio da frente liberal do PDS (o partido da situação)

Grande ABC – Em evidência, problema do lixo aguarda recursos.

Hoje

- Dia Internacional do Homem.

Em 15 de julho de...

1924 – Manchete do Estadão sobre a Revolução daquele ano: o bombardeio da cidade, o fechamento dos bancos, o abastecimento da Capital, restabelecido o serviço postal.

Ontem, depois das 17h, começou a ouvir-se de novo, para os lados do Ipiranga, o ruído de intensa fuzilaria, pontuada, a espaços, por disparos de canhão.

1974 – Iniciada a construção de 95 casas populares no bairro Assunção, em São Bernardo, dentro do programa municipal voltado à área habitacional.

Santos do dia

- Boaventura de Albano (Itália 1218 – Lyon, França, 15-7-1274). Bispo-cardeal franciscano. Autor de 11 volumes teológicos.

- Justa

- Rodolfo Lunkenbein

- Rosália 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;