Economia Titulo Justiça
Empresa alimentícia contesta multa
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/11/2012 | 07:35
Compartilhar notícia


Após ser multada pelo Ministério da Justiça, o grupo Wow Nutrition (a qual pertence a Gold Nutrition) afirma, via nota, que irá recorrer da decisão administrativa - que resultou em multa de R$ 325,5 mil.

A alegação do ministério é que as companhias Stevia Brasil Indústria Alimentícia e Gold Nutrition, fabricantes de adoçantes, teriam veiculado publicidade enganosa e ocultado informações sobre a composição dos produtos. O processo de investigação teve início em 2005, e a multa foi devida ao fato de o consumidor ser induzido a acreditar que adquiria um produto à base de edulcorantes naturais de steviosídeo (stevia), quando a quantidade da substância que dava nome ao produto era mínima. Além disso, havia ausência de informação sobre a composição do produto e a concentração de adoçantes químicos.

Segundo a Wow Nutrition, o produto Doce Menor Stevia Mix, já não é comercializado pela empresa desde fevereiro do ano passado e durante seu período de comercialização, o produto esteve de acordo com a legislação vigente. "Em nenhum momento, a embalagem afirmava que o produto era composto apenas por glicosídeos de esteviol, ao contrário, fazia constar na embalagem em seu rótulo frontal e posterior que continha outros edulcorantes artificiais."

Ainda de acordo com a nota, o grupo Now Nutrition alega que em 25 de setembro de 2009 o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça notificou a empresa para prestar esclarecimentos sobre o caso. "Várias informações foram prestadas perante o órgão, em defesa administrativa e mesmo estando de acordo com a legislação, a Wow Nutrition, preocupada em não gerar dúvidas para o consumidor, decidiu descontinuar o produto. Sendo assim, entendemos que não houve violação aos princípios mencionados".

Vale lembrar que a empresa mantinha, até setembro deste ano, uma fábrica em São Bernardo, há 29 anos. As operações foram transferidas para Caçapava (SP), onde já possui outra unidade, responsável pela produção dos néctares e sucos Sufresh, chás Feel Good, bebidas à base de soja Soyos e água de coco Akoko. Na região, eram fabricados itens da linha diet light, como os adoçantes Gold e Doce Menor.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;