Cultura & Lazer Titulo Teatro
Sonhando nas nuvens

'Catadores de Sonhos - Utopia com Atores e Alpinistas' chega
hoje a SP para duas únicas apresentações no Teatro Coletivo

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Na fronteira das linguagens e da realidade, a montagem 'Catadores de Sonhos - Utopia com Atores e Alpinistas' estabelece, em cena, um local próprio e único onde desfilam sonhadores artistas em busca da utopia que só a liberdade criativa pode dar, de pensar e representar um mundo melhor.

Criação coletiva da diretora sérvia radicada no Brasil Jadranka Andjelic com alguns artistas do País, a montagem, que fez temporada no Rio de Janeiro, chega hoje a São Paulo para duas únicas apresentações no Teatro Coletivo, às 20h e às 21h30.

A individualidade, a fragilidade com que os laços sociais são construídos hoje, além da extrema violência fruto da falta de respeito entre os seres são as questões que habitam o universo erigido em cena. Só que ao contrário. É a reação contra o cinismo, o conservadorismo e a apatia que povoam o mundo de hoje, justifica a diretora.

Em processo longo de composição, os artistas do espetáculo trocaram informações pessoais e estudaram questões acerca do sonho e da utopia. Movimentos urbanos e ativismos da contracultura que creem na possibilidade de mudança através da criatividade também ajudaram a compor o enredo, que é não linear, traça um apanhado de catadores de sonhos que vem de diferentes tempos e espaços. Fragmentos de textos de gente como Vinicius de Moraes, Milorad Pávitch, Santos Dumont e Peter Handke são utilizados na peça.

Composição do cenário, os alpinistas contracenam com os atores, os músicos e as projeções de vídeo. A proposta deles em cena partiu da sensação de leveza e da superação de obstáculos que enfrentam enquanto transpõem os caminhos nas alturas. Também, o estabelecimento da verticalidade no espaço cênico deu outro fôlego à obra e modifica o olhar do público.

A trilha sonora de Thiago Trajano mistura música erudita com interferências eletrônicas. Violoncelo e clarineta são tocados ao vivo com os músicos fazendo parte da montagem.

Catadores de Sonhos - Utopia com Atores e Alpinistas - Teatro. Hoje, às 20h e às 21h30. No Teatro Coletivo - Rua da Consolação, 1.623, São Paulo. Tel.: 3255-5922. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;