Esportes Titulo Esperança
Azulão faz contas de olho
em tropeços dos rivais

Site coloca a equipe de Ailton Silva com apenas 26,7% de
chances de obter o acesso à elite do Campeonato Brasileiro

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
13/11/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


A calculadora fará parte do cotidiano do São Caetano nas duas últimas rodadas da Série B do Brasileiro. Dois pontos atrás do G-4, o time terá de fazer sua parte, vencer o líder Goiás - já garantido na Série A -, sábado, no Anacleto Campanella, e o Guarani, dia 24, em Campinas, além de torcer por tropeços de Atlético-PR ou Vitória para conquistar vaga na elite.

Apesar de simples no papel, a tarefa do Azulão não é das mais fáceis. O Goiás, rival de sábado, está em festa pelo acesso antecipado, mas pode garantir também o título da Série B com o triunfo. Para piorar, na mesma rodada, o Vitória encara o Joinville, já sem pretensões na competição. Por sorte, o Atlético-PR terá vida dura contra o vice-líder Criciúma, em Santa Catarina.

Na última rodada, os três times jogam diante de rivais pouco interessados. O Guarani, adversário do Azulão, praticamente se livrou do rebaixamento. Já o Ceará, que enfrenta o Vitória, e o Paraná, que pega o Atlético-PR, figuram no meio da tabela. O agravante é que os paranaenses estarão diante de clássico regional.

Levando-se em consideração esses jogos, o site chancedegol.com.br, especialista em estatísticas de futebol, traça projeção bem pessimista para o São Caetano em relação aos rivais. Dos três, o clube é o que tem menos possibilidades de conquistar o acesso, com apenas 26,7%. O Atlético-PR aparece com 90,6% de chances, enquanto que o Vitória tem 84,6%.

O que explica a baixa confiança dos estatísticos no Azulão é o número de vitórias, primeiro critério de desempate. O time é o que menos venceu, com 19 triunfos contra 21 de Atlético-PR e Vitória. Com isso, terá de superar os rivais nos pontos para garantir o acesso.

Mesmo com números desfavoráveis, os últimos resultados reacendem a esperança dos torcedores do São Caetano. O Vitória, por exemplo, vive momento de instabilidade depois de liderar a competição. Nos últimos quatro jogos, a equipe perdeu três, inclusive para o desesperado Guaratinguetá (1 a 0) na última rodada.

Para que a briga não termine sábado, vitória do São Caetano contra o Goiás é fundamental. Em caso de empate, o Azulão pode ver os rivais garantirem o acesso com vitórias simples em seus jogos. Se perder, paranaenses e baianos precisam apenas do empate.

Assim, de nada adianta fazer contas se o Azulão não corresponder em campo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;