Política Titulo Eleições 2012
Em debate, Klinger
constrange o PT

Ex-secretário é rejeitado por suposto envolvimento na morte
de Celso Daniel; ele apareceu em debate entre prefeituráveis

Beto Silva
Fábio Martins
26/10/2012 | 06:44
Compartilhar notícia


Ex-vereador e ex-secretário da gestão Celso Daniel, Klinger Luiz de Oliveira Sousa reapareceu publicamente ontem e constrangeu o PT de Santo André, durante debate promovido pela Rádio ABC e pelo Jornal Bom Dia ABCD entre os prefeituráveis Aidan Ravin (PTB), que tenta a reeleição, e o petista Carlos Grana.

O ex-parlamentar ficou junto aos militantes petistas durante o evento - no salão do clube Primeiro de Maio, a plateia ficou dividida, com apoiadores do petebista de um lado e os correligionários de Grana de outro.

Klinger ficou afastado do meio político durante a campanha eleitoral. Mas comentários de bastidores sempre o relacionaram à candidatura de oposição. Antes do início do período eleitoral, em 6 de julho, foi ventilado que ele coordenaria o plano de governo de Grana, após os dois terem sido vistos juntos em restaurante da cidade. Para evitar desgaste, o candidato do PT ao Paço rechaçou a informação. Depois disso, Klinger teria evitado aparições ao lado do prefeiturável.

O ex-vereador é rejeitado por algumas alas do partido desde o assassinato do prefeito Celso Daniel, em janeiro de 2002. Klinger foi um dos denunciados pelo Ministério Público no episódio, pois estaria relacionado a possível esquema de corrupção na Prefeitura.

Apesar das acusações da promotoria, a Justiça rejeitou as denúncias. Mas não evitou desgaste político que o persegue até hoje. O homem-forte da gestão Celso Daniel estava sendo preparado para assumir a Prefeitura no futuro. Contudo, com a repercussão de seu suposto envolvimento na morte, Klinger perdeu força no governo petista, que passou a ser comandado pelo vice-prefeito João Avamileno. Tentou reativar sua atuação política ao longo dos anos, mas sem obter êxito.

 

REPERCUSSÃO

Durante o debate, o prefeito Aidan Ravin citou a presença de integrantes de governos petistas anteriores. "Aqui só tem ex-comissionados (das gestões do PT na plateia), só querendo retomar a boquinha (no governo)", comentou o petebista.

Candidato do PMDB no primeiro turno e, agora, aliado de Aidan nesta fase decisiva do pleito, Nilson Bonome estranhou a presença de Klinger na atividade. "Eu nem sabia que ele (Klinger) estava envolvido na campanha, mas a sua presença no evento demonstra que ele está defendendo a ideologia da candidatura e eventual atuação no governo. Essa ação mostra que ainda tem força (no PT)", discorreu. "Avalio que muita gente que estava lá (na plateia) fará parte do governo (se Grana vencer). Porque a maioria tinha o mesmo objetivo, de eleger o candidato e conseguir ajudar na futura administração, com espaço", completou.

Klinger disse que foi ao debate representando Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) ABC, que o contratou. Afirmou que sequer cumprimentou Grana e negou participação na campanha petista. "Ele é meu amigo, mas não participei (...) Até gostaria de ter ajudado, pois sou filiado e militante. Poderia ter participado de grupos de discussão do programa, mas não quis entrar por estar dando aula em faculdade, sem tempo (para cuidar disso)."

Procurado ontem à noite, Grana não retornou aos contatos do Diário.

 

Grana promete reurbanizar Jd.Cristiane

 

Candidato ao Paço de Santo André pelo PT, deputado estadual Carlos Grana, prometeu reurbanização do Jardim Cristiane. Durante caminhada na comunidade, o petista criticou a atual administração que iniciou as obras, mas não finalizou.

O parlamentar avaliou que o prefeito Aidan Ravin (PTB) não foi capaz de reurbanizar o bairro e garantiu articulação para atrair o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Segundo dados da Prefeitura, 887 famílias vivem no local e esperam a reurbanização do local.

"Queremos retomar as obras que ficaram paradas para obter a reurbanização, pois houve programa do governo federal que ele (chefe do Executivo) não foi competente em concluir. Deixou tudo parado com muito entulho", destacou o candidato.

As obras de urbanização iniciaram no bairro graças à adesão ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que também é convênio da União.

O petista afirmou que a marginal Taioca, via que passa pelo bairro, será duplicada e canalizada - a intervenção também não foi finalizada. "É uma forma de desafogar o trânsito da (Avenida) Perimetral, pois com a marginal pronta a população que se desloca de São Bernardo para essa região tem caminho alternativo", destacou o prefeiturável.

O prefeiturável do PT destacou que plano de governo do atual prefeito "é autoritário e que não tem planejamento, pois ele deixou a cidade abandonada e no isolamento".

Grana disse que continuará com estratégia de realizar caminhadas até domingo, data da eleição. O núcleo duro da campanha petista dividiu a cidade em nove regiões, onde o trabalho da militância será intensificado. Amanhã, por exemplo, está programado ato político no calçadão da Oliveira Lima. "A estratégia é de continuar na rua com o corpo a corpo junto com o máximo de pessoas possível. A cidade conseguiu compreender a diferença dos dois projetos", analisou o petista.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;