Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Livro mistura fotografia e pintura
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
28/11/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


O escorrer da tinta criou traços que deram expressão a figuras da vida real, enobrecendo a natureza e o ser humano. Essa pode ser uma das definições para a coletânea que o fotógrafo Rafael Costa reúne no livro intitulado "Imaginário" (BEI, 94 páginas, R$ 80), que será lançado amanhã, em São Paulo, com exposição de 22 de suas imagens.

Deixar a tinta, que não é absorvida durante a impressão, tomar um curso livre é parte da interferência que o artista provoca no momento da impressão da imagem no lado inverso do papel.

Para criar suas artes, Costa viajou pelo Peru, Nepal, Butão e Vietnã fazendo cliques artísticos de reflexos de pessoas e objetos na água, todos devidamente pensados como se fossem esboços de quadros pintados em aquarela.

A obra é formada por trabalhos elaborados em mais de 20 anos de fotografia, que mescla na imagem elementos da arquitetura, base da sua formação na faculdade, das artes plásticas e do cinema.

Tal criatividade proveniente de seu olhar diferenciado já lhe rende o convite para levar a exposição "Imaginário" para a "8ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença", na Itália, entre os dias 3 e 11 de dezembro.

CURRÍCULO - E nessa toada de misturar fotografia com toques da pintura, o fotógrafo acumula no currículo participações marcantes no Brasil e na Europa. Só em 2010 foi presença na "Arte Brasiziliana Anzio", na "21º Mostra Mercato d'Arte Moderna e Contemporânea de Padova", ambas na Itália, e na "Bienal de Arte de São Paulo". Já expôs obras na Galeria Monalisa e no Espace Chareton, em Paris.

Imaginário Lançamento de livro. Amanhã, às 19h. No Espaço Contratempo - Rua Medeiros de Albuquerque, 55, São Paulo. Visitação à mostra: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Entrada franca. Até 10 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;