Política Titulo Secretaria
PMDB de Ribeirão Pires manobra para atrair PSD e PT
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
19/10/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


O vereador de Ribeirão Pires José Nelson de Barros (PSD) foi convidado pelo futuro prefeito, Saulo Benevides (PMDB), para assumir a Secretaria de Infraestrutura Urbana a partir de 1º de janeiro.

Segundo fontes ouvidas pelo Diário, o pessedista gostou do convite e ficou de pensar sobre a proposta. A executiva municipal do PSD ainda não foi informada sobre o convite de participar da administração peemedebista.

O pessedista nunca escondeu que nutria o desejo de assumir a Pasta oferecida. O cargo de secretário foi pauta na mesa de negociação entre PSD e PMDB antes das eleições. A proposta para o apoio era o presidente da Câmara, Gerson Constantino (PSD), na vice do peemedebista e a garantia de que Zé Nelson teria a Pasta pretendida.

No fim das contas, o PSD ficou ao lado da prefeiturável do PT, Maria Inês Soares, com Gerson na vice. Porém, nos bastidores era recorrente a informação de que o vereador do PSD fazia campanha para Saulo. Depois de ter conseguido a reeleição, especulou-se que o PT estudava pedir a cadeira do parlamentar, pois haveria provas de que teria havido infidelidade partidária.

A primeira suplente de Zé Nelson é Elzinha (PT), que foi vereadora entre 2000 e 2004. A petista tem respaldo dentro do partido, que tem interesse em aumentar sua bancada no Legislativo - a sigla elegeu Renato Foresto (PT) - pois na atual legislatura o PT não tem representante no Legislativo.

O ingresso do pessedista no primeiro escalão acalmaria os ânimos dos petistas, que conseguiriam a segunda vaga na Câmara, o que diminuiria os riscos de uma eventual briga jurídica pelo mandato.

Por outro lado, a executiva municipal do PSD não vê com bons olhos o fato de o partido ficar sem representatividade na Câmara. Os pessedistas entendem que seria mais produtivo a legenda permanecer no Legislativo com postura independente do que se atrelar ao governo do PMDB com secretaria.

 

LIGAÇÃO ANTIGA

Zé Nelson anunciou que seria sustentação ao futuro prefeito dois dias depois da eleição. Em discurso na Câmara, o vereador pessedista agradeceu ao peemedebista pela ajuda concedida na campanha eleitoral. "Saí candidato (a vereador) a pedido do Saulo, pois já tinha desistido para ficar ao lado de Koiti (Takaki, coordenador da campanha do PMDB e futuro secretário de Governo). Mas o Saulo foi à minha casa e me convenceu. Agradeço todo apoio", declarou.

A fala do vereador não agradou o diretório municipal do PSD. Os pessedistas afirmam que Zé Nelson deveria ter conversado com a legenda antes de tomar qualquer decisão.

O relacionamento de Zé Nelson e Saulo sempre foi estreito. Por diversas vezes, o peemedebista, que era da oposição, conseguiu convencer o colega a votar contra proposituras do Executivo. O projeto de Lei Cidade Limpa, que regularizava a publicidade na cidade, foi um exemplo. Zé Nelson foi procurado, mas não retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;