Política Titulo Em novembro
Marinho viaja para
Colômbia e Venezuela

Reeleito em S.Bernardo, ele conhecerá sistema de transporte
por meio de teleféricos, que prometeu durante sua campanha

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
19/10/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), viajará na primeira semana de novembro para Colômbia e Venezuela, disposto a conhecer o sistema de transporte por meio de teleféricos utilizados nas capitais dos dois países, Bogotá e Caracas, respectivamente. O objetivo é colher informações para instalação dos teleféricos, uma das principais promessas do petista na campanha à reeleição.

"Aquilo que eu conheço sobre esse sistema é com base nos técnicos (responsáveis pelo projeto). Por isso vou conhecer essas iniciativas pessoalmente", disse o prefeito.

Os técnicos da Prefeitura orientaram Marinho a observar o sistema em território europeu, mas ele preferiu visitar os vizinhos sul-americanos. Indiretamente, o petista pode estreitar os laços diplomáticos do Brasil com os dois países. Em julho, a Venezuela ingressou no Mercosul (bloco econômico das nações da América do Sul).

Para consolidar o audacioso projeto, Marinho espera conseguir recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, do governo federal. Para isso, está sendo desenvolvido um projeto executivo para angariar financiamento para a obra. Durante atividade de campanha em São Bernardo, em setembro, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior (PT), elogiou a intenção de Marinho, mesmo sem conhecer detalhes do projeto.

A iniciativa visa instalar os teleféricos em bairros montanhosos, como o Jardim Limpão, Montanhão, Alto da Bela Vista, na região do Parque São Bernardo, e alguns pontos da Vila São Pedro. O modelo integra o sistema alternativo de Mobilidade Urbana que o petista pretende implantar no segundo mandato.

O objetivo é integrar todo o sistema, que inclui a Linha 18-Bronze do Metrô, projeto com participação majoritária do governo do Estado, 12 corredores de ônibus e o sistema de transporte fluvial para a região do pós-balsa.

A Prefeitura de São Bernardo dialoga com uma empresa austríaca e outra italiana, interessadas em fornecer tecnologia para o sistema de teleféricos. A empresa italiana foi responsável pela instalação do equipamento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Até o dia 28, quando ocorre a eleição do segundo turno, Marinho está se dedicando aos pleitos da região, principalmente em Diadema, onde a reeleição do prefeito Mário Reali (PT) corre risco - o adversário é Lauro Michels (PV). Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Diário, o verde tem 45,3% de intenções de voto, contra 34% de Reali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;