Cultura & Lazer Titulo Cinema
Sessão de terror

Sesc Santo André exibe o Festival do Gramado; as sessões
de filme em espaço aberto homenageiam ator Vincent Price

Camilla Feltrin
Especial para o Diário
09/10/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Além do sucesso, o que Michael Jackson e a banda Iron Maden têm em comum? As duas músicas mais sombrias dos artistas contêm a narração do ator norte-americano Vincent Price (1911-1993). Em 'Thriller', a voz grave que aparece no meio da canção é a mesma da introdução de 'The Number of The Beast'.

Neste mês o Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200) exibirá quatro longas-metragens em que Price atuou. Na segunda edição do 'Festival do Gramado', os clássicos serão projetados em um telão na parte externa da unidade (veja programação abaixo). A entrada é gratuita. O título é um trocadilho com a premiação gaúcha, já que nesse caso, o público ocupa a grama do pátio do Sesc.

A série de exibições começa hoje com 'A Casa dos Maus Espíritos' (1959), em que o personagem de Vincent Price oferece recompensa em dinheiro aos convidados em passar uma noite numa mansão mal-assombrada. A trama está repleta de caveiras, forças sobrenaturais, portas rangendo, risadas maléficas e muitos gritos. O clássico inspirou outras produções e até ganhou um remake 40 anos depois como A Casa da Colina.

Conhecido pela alcunha de 'Mestre Macabro', o artista participou de mais de 100 trabalhos feitos ao longo das décadas de 1940, 1950, 1960 e começo de 1970.

O cineasta Tim Burton é um dos grandes influenciados pelo trabalho de Price. O curta de animação chamado 'Vincent' (1982) narra em seis minutos a vida de um menino de 7 anos com os mesmos interesses que o ídolo; atração pelo lado obscuro da vida, zumbis e contos horripilantes do poeta Edgard Allan Poe (1809-1849).

A narração, inclusive, é feita pelo próprio Price. Em 'Edward Mãos de Tesoura' (1990), o diretor convidou Price para interpretar o criador do personagem de Johnny Depp. Foi o último papel que o Mestre Macabro interpretou. Roqueiros como Alice Cooper, ZZ Top e Misfits já fizeram canções homenageando o ator.

A Casa dos Maus Espíritos
Hoje, às 20h30.
Frederick Loren é o dono de uma sinistra mansão em uma colina assustadora, e oferece US$ 10 mil para cada um de seus inimigos que concordar em passar uma noite na casa. Cada convidado recebe um pequeno caixão contendo uma arma. Proprietário começa a brincar com diversos dispositivos para amedrontar seus convidados e fazê-los usar suas armas. Porém, por mais estranho que possa parecer, ele não é o mais maquiavélico das pessoas da casa.
Direção: William Castle.
Com Vincent Price, Elisha Cook Jr., Carol Ohmart e Alan Marshal.
EUA, 1959.
Duração: 75 minutos.
Não recomendado para menores de 16 anos

A Queda da Casa de Usher
Amanhã, às 20h30.
Baseado em uma história de Edgar Allan Poe, o filme narra a história de Philip Winthrop, que chega à mansão Usher com o intuito de levar sua amada, Madeline, para a sua cidade. Chegando lá, confronta-se com o irmão dela, Roderick, que vai revelando os aterrorizantes segredos de sua família.
Direção: Roger Corman.
Com Vincent Price, Mark Damon, Myrna Fahey e Harry Ellerrbe.
EUA, 1960.
Duração: 79 minutos.
Não recomendado para menores de 16 anos

As Sete Máscaras da Morte
Dia 16, às 20h30.
Um ator fracassado planeja sua vingança contra os críticos de arte responsáveis por opiniões severas sobre sua interpretação. Horror, comédia e trama shakespeariana misturam-se para compor uma história eletrizante e intensa. As espetaculares mortes foram inspiradas pelo poeta Bardo.
Direção: Douglas Hickox.
Com Vincent Price, Diana Rigg, Ian Hendry e Peter Thornton.
Reino Unido, 1973.
Duração: 104 minutos.
Não recomendado para menores de 16 anos

O Corvo
Dia 17, às 20h30.
O feiticeiro Craven recebe a estranha visita de um corvo falante, que na verdade é um bruxo transformado em ave depois de ter desafiado o mestre feiticeiro Scarabus, e que quer voltar a ser humano. O encontro dos três vira um duelo de magia.
Direção: Roger Corman.
Com Vincent Price, Boris Karloff, Peter Lorre, Jack Nicholson e Hazel Court.
Reino Unido, 1963.
Duração: 86 minutos.
Não recomendado para menores de 16 anos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;