Setecidades Titulo Santo André
Doações do Banco
de Alimentos serão
regularizadas em 15 dias

Prefeitura firma parceria com empresários para garantir
donativos às 180 instituições que dependem do benefício

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
19/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Reunião entre representantes de 50 entidades assistenciais e a Prefeitura de Santo Andre, realizada na segunda-feira, no Paço, selou a discussão sobre a queda nas doações ao Banco de Alimentos. O município deu prazo de 15 dias para normalizar a distribuição dos produtos às 180 instituições do município que dependem do benefício para cuidar de crianças, idosos e famílias em situação de risco social.

A informação oficial é de que não haverá paralisação nas atividades. O encontro contou com as explicações da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Denise Ravin.

O problema teve início depois que o convênio com o governo federal, que garantia a compra da maior parte das doações, não foi renovado pela Prefeitura, conforme informação repassada pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e divulgada pelo Diário na semana passada. Por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entidades recebiam toneladas de verduras, legumes e frutas semanalmente. Já a distribuição de produtos secos, como arroz, feijão e macarrão não sofreram alterações.

O sistema com doações de empresários se estenderá até que o governo federal libere a adesão ao novo modelo do PAA, prevista para novembro. Enquanto isso, a Prefeitura terá de prestar contas do recurso recebido referente ao antigo convênio, no valor de R$ 1,6 milhão, segundo informação enviada pelo MDS.

Sem os recursos do convênio, a Prefeitura passou a depender exclusivamente de parceiros voluntários, como supermercados e outras empresas. As consequências foram sentidas imediatamente pelas entidades, que manifestaram preocupação com a queda na distribuição e solicitaram informações mais precisas sobre as modificações.

Ontem à tarde, na sede do Banco de Alimentos, localizado na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), algumas instituições retiraram suas doações normalmente, em menor quantidade.

EXPECTATIVA

As entidades sabem que a parceria com empresários tem prazo limite. Por isso, esperam que em até três meses a situação volte ao normal com a renovação do convênio. "Estamos otimistas. Ninguém ficará sem as doações. Apenas não poderemos retirar por algum tempo a mesma quantidade de antes", explica a presidente da Feasa (Federação das entidades Assistenciais de Santo André), Regina Caldas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;