Setecidades Titulo Patrimônio
Conselho cria comissão para avaliar cine teatro

Órgão aprova intervenções de segurança no Carlos Gomes

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
19/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Reunião do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) realizada ontem no Museu de Santo André deu os primeiros passos para cumprir a determinação do MP (Ministério Público) de que o órgão acompanhe a reforma do Cine Teatro Carlos Gomes, na região central. O conselho aprovou intervenções de segurança propostas pela Prefeitura com o objetivo de proteger o que restou do patrimônio.

Em destaque está a contenção das paredes que, após a retirada do forro do teto, ficaram sem estrutura. As intervenções podem ser realizadas apesar do embargo da obra, parada desde julho, pois o MP as autoriza em ofício.

A Prefeitura informou ainda que os processos referentes ao restauro foram submetidos à avaliação do conselho, conforme o item 3 do ofício do MP, que pede o envio de todos os estudos técnicos ao órgão, tais como o projeto de adequação arquitetônica, projeto executivo de arquitetura, estrutura e instalações.

Porém, ainda há longo caminho para que as obras sejam retomadas. Conforme o vereador Tiago Nogueira (PT), foi formada comissão dos conselheiros a fim de analisar a documentação apresentada pela Prefeitura. O grupo se reúne no dia 25 para debater as informações e, no dia 2 de outubro, está marcada reunião com a Prefeitura. "Irei apresentar requerimento na Câmara em nome da comissão de vereadores do Carlos Gomes solicitando todas as informações sobre o projeto, para que a sociedade tenha conhecimento do que está sendo realizado."

A reunião do Conselho, mais uma vez, deixou de fora integrantes do SOS Carlos Gomes. "O que não foi esclarecido é se há um projeto também para essas intervenções emergenciais, que podem acabar deteriorando o cine teatro", ressaltou o especialista em redes sociais Kleyber Panisa, 37 anos, um dos que estiveram no local, mas foram impedidos de entrar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;