Esportes Titulo
Luciano Corrêa dá ouro ao Brasil
Da Redação
27/10/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


Um ouro, uma prata e um bronze. O Brasil começou com o pé direito a disputa do judô no Pan-Americano de Guadalajara. Campeão mundial, Luciano Corrêa confirmou favoritismo e subiu no lugar mais alto do pódio na categoria até 100 kg. Já Rafael Silva esteve perto da medalha dourada, mas perdeu a final e terminou em segundo entre os judocas com mais de 100 kg. Por fim, Maria Suelen Altheman foi bronze nos pesados.

Grande estrela do dia, Luciano Corrêa teve pela frente na final o cubano Oreydis Despaigne, adversário que já o havia derrotado duas vezes. A luta foi arrastada, as pontuações foram apenas por meio de punição e a definição acabou na prorrogação, quando o cubano foi punido e o brasileiro ficou com o ouro.

O resultado foi importante para o Brasil manter a segunda posição no quadro de medalhas frente à Cuba. "Fico feliz por poder colaborar com essa briga, mais ainda pela minha namorada, a Joanna Maranhão CF51(nadadora)/CF, que esteve aqui me apoiando o tempo todo. Foi uma luta difícil, mas deu tudo certo", comemorou.

Já Rafael Silva ficou com a prata de forma apática. Punido pela arbitragem por falta de combatividade, ele aceitou com naturalidade a superioridade do cubano Oscar Brayson e foi derrotado na decisão.

Ainda no tatame ele analisou o resultado. "Foi uma luta de detalhes e ele acabou levando. (Sobre a arbitragem) a gente sempre acha alguma coisa, mas tem de tentar jogar com o judô mesmo e deixar o menos possível na mão da arbitragem", comentou Rafael.

A última boa notícia para o Brasil ontem foi por intermédio de Maria Altheman. Ela subiu no tatame determinada e procurou a vitória a todo momento até conseguir derrubar a norte-americana Molly O'Rourke e vencer por ippon. "Apesar de ser um bronze, é uma medalha. Eu fui ao pódio e é o que eu gosto, o que importa", analisou.

Hoje, mais quatro brasileiros estarão na luta por medalhas em Guadalajara. Entre as mulheres, Maria Portela (70 kg) e Mayra Aguiar (78 kg), enquanto que os homens serão representados por Leandro Guilheiro (81 kg) e Tiago Camilo (90 kg). As lutas preliminares acontecem a partir das 14h e, as finais, às 20h (de Brasília).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;