Cultura & Lazer Titulo Novela
O Rio como conhecemos

'Lado a Lado' mostra formação da Cidade Maravilhosa,
incluindo favelas, rodas de samba e o amor pelo futebol

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
10/09/2012 | 08:27
Compartilhar notícia


A Globo continua apostando nas boas ideias de seus novos autores. Lado a Lado, novela que estreia hoje no horário das 18h no lugar de Amor, Eterno Amor é mais uma prova disso. A dupla de novatos João Ximenes Braga e Cláudia Lage comanda a história, que mostra a formação do Rio de Janeiro, reforçados os clichês, como hoje o conhecemos. Incluindo as favelas, as rodas de samba e o amor pelo futebol.

A história se concentra no início dos anos 1900, quando a cidade, então capital brasileira, começava a experimentar os primeiros sinais de desenvolvimento urbano, no qual as grandes avenidas têm principal papel.

Gilberto Braga supervisiona o texto e ‘empresta' um grande parceiro: o diretor Dennis Carvalho. O autor carioca já trabalhou com Ximenes, incluindo Insensato Coração, sua última empreitada no horário das 21h, no ano passado.

No centro desse turbilhão de modernidade estão duas mulheres: Isabel Nascimento (Camila Pitanga) e Laura Assunção (Marjorie Estiano). Em comum, elas têm o vestido de noiva: estão prestes a se casar. Isabel, que ainda lida com o passado escravo de sua família, é apaixonada por José Maria dos Santos (Lázaro Ramos), enquanto Laura, contrariando suas aspirações ideológicas, honrará compromisso e interesses familiares ao unir-se a Edgar Vieira (Thiago Fragoso), filho de um senador emergente (Cássio Gabus Mendes).

A vilã é vivida por Patrícia Pillar. Constância Assunção, mãe da mocinha Laura, tem de se adaptar à perda de privilégios que seu status social outrora garantia, incluindo o de mandar e desmandar nos negros. Para completar a má fase, sua família foi à bancarrota.

A megera infernizará a vida da filha, que deseja ser uma mulher independente, e de Isabel, por quem seu filhinho bon-vivant, Albertinho (Rafael Cardoso), se apaixonará.

A julgar pelos teasers da história, a Globo se esmera em cada detalhe cenográfico e de figurino. Como o Rio de Janeiro de agora pouco se assemelha ao retratado na obra de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, algumas cenas foram gravadas em São Luís do Maranhão e em Petrópolis, na região serrana fluminense.

Como forma de homenagear o supervisor Gilberto Braga, os autores resolveram batizar duas de suas personagens cômicas com os mesmos nomes de duas de suas personagens mais marcantes: as antagonistas Maria Clara e Laura, papéis de Malu Mader e Cláudia Abreu em Celebridade (2003). Maria Clara Gueiros e Maria Padilha interpretam as rivais, que são estrelas do teatro que não se suportam.

Se seguir os passos de Lizia Manso, responsável por A Vida da Gente (2011), e Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, atualmente no ar com Cheias de Charme, às 19h, a nova dupla de escritores globais tem um bom caminho no horário das 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;