Esportes Titulo Sufoco
França sofre, mas passa
pela Nigéria e se garante

Com gols somente no segundo tempo, de Pogba
e Yobo (contra), França irá duelar com a Alemanha

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
01/07/2014 | 07:37
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


A França teve trabalho, mas derrotou a Nigéria por 2 a 0, em Brasília, e conquistou vaga nas quartas de final do Mundial. Agora, os Bleus encaram a Alemanha, às 13h de sexta-feira, no Maracanã. Os gols saíram somente na segunda etapa. Aos 34, Pogba (escolhido o melhor em campo) inaugurou o placar, e, aos 46, o zagueiro Yobo fez contra.

 O duelo começou tenso, com ambas as seleções se estudando e marcando no meio-campo. A primeira chance foi da Nigéria. Aos 18 minutos, Musa cruzou, Emenike apareceu por trás da zaga para desviar e marcar. Porém, a jogada foi anulada por impedimento do centroavante africano.

 Os franceses não deixaram barato e reagiram rapidamente. Com 21, Valbuena viu bem a infiltração de Pogba e cruzou para o volante que, livre de marcação, soltou a bomba para excelente defesa de Enyeama.

 Apesar da superioridade técnica, os Bleus não exerceram pressão e a partida continuou equilibrada. Aos 39, Valbuena recebeu pela direita e ajeitou para Debuchy, que arriscou e levou perigo ao gol nigeriano.

 Na segunda etapa, o cenário foi diferente. França e Nigéria partiram para o ataque, mas pecaram no último passe. Aos dez minutos, aconteceu o lance mais impressionante da partida. Matuidi entrou forte em Onazi e o nigeriano precisou sair de campo com suspeita de lesão grave. Já o francês contou com a complacência da arbitragem e recebeu apenas um cartão amarelo.

 Com 18, Odemwingie fez ótima jogada pela direita, cortou para o meio e bateu, exigindo boa defesa de Lloris. Aos 24, foi registrada a jogada mais bem trabalhada da França. Benzema se livrou de dois marcadores, tabelou com Griezmann e bateu na saída de Enyeama. A bola ia entrando quando Moses afastou em cima da linha.

 O lance animou os Bleus e, aos 31, Cabaye arriscou e acertou o travessão. Com 34 minutos não teve jeito de segurar a pressão. Valbuena cobrou escanteio, Enyeama saiu mal e Pogba só completou de cabeça para abrir o placar. Quatro minutos depois, Griezmann foi lançado e, finalizou, cruzado, de perna esquerda, mas Enyeama se esticou todo para espalmar.

 Aos 46, veio o golpe de misericórdia. Valbuena cruzou para Griezmann, mas o atacante francês não conseguiu desviar – o zagueiro Yobo fez o trabalho e jogou contra as próprias redes, dando números finais ao disputado duelo decisivo em Brasília.

Dono do jogo, Pogba exalta gol: ‘Momento emocionante’

Eleito pela Fifa o melhor jogador do duelo entre França e Nigéria, o volante Pogba dominou as ações no meio campo e foi recompensado com um gol aos 34 minutos do segundo tempo.

 “É a maior emoção da minha carreira. É ótimo marcar pelo meu país, ainda mais em um jogo importante. Passamos para as quartas de final, é um sonho”, afirmou.

 Pogba ainda ressaltou o apoio da torcida francesa, que, segundo o volante, tem sido essencial na campanha dos Bleus na Copa do Mundo.

 “Não tem o que falar. Todo o país está nos apoiando. Estou muito feliz. Feliz pelo time e pela França inteira. Não há palavras”, destacou o volante da Juventus, um dos principais jogadores da renovada geração francesa.

Franceses elogiam Nigéria e ressaltam superação

Após o confronto com a Nigéria, os franceses demonstraram orgulho pela vitória e também alívio por terem chegado às quartas de final da Copa do Mundo.

 O técnico Didier Deschamps ressaltou a recuperação dos Bleus diante dos nigerianos, no Estádio Beira-Rio.

 “Tivemos que enfrentar uma equipe muito difícil, mas conseguimos nos recuperar. Sofremos, marcamos os gols tarde. Estou muito orgulhoso do que estamos fazendo desde o início da competição”, analisou Deschamps, que disse aceitar a torcida brasileira contra a França.

 “Apesar de a torcida brasileira apoiar os nigerianos, não houve nada agressivo. Temos que aceitar essa torcida contra a gente. Não estamos na França”, ressaltou o treinador, que jogou ao lado de Zidane no esquadrão francês campeão mundial em 1998, justamente sobre o Brasil.

 Para o goleiro Lloris, o resultado suado contra a Nigéria demonstrou a garra dos Bleus em superar as dificuldades no Mundial.

 “Nós mostramos hoje (ontem) qual o espírito deste time. Desde o começo da preparação, nós treinamos forte para fazer uma boa competição”, afirmou.

 Já o volante Matuidi ressaltou que a França soube aproveitar as fraquezas nigerianas e mereceu a classificação às quartas de final.

 “A Nigéria é um bom time. Conseguimos jogar nas fraquezas deles. (Goleiro) Enyeama defendeu muitas bolas. A classificação foi merecida”, ressaltou ele, que não mostrou medo nenhum dos rivais.

 “E talvez depois, se nos classificarmos, por que não Brasil?”, provocou o jogador.

Fizemos o que podíamos, diz Yobo

Autor do gol contra que selou a eliminação da Nigéria da Copa do Mundo, o zagueiro Yobo afirmou, após o duelo, que o time fez todo o possível para chegar às quartas de final.

 “Não passamos, mas fizemos tudo o que podíamos fazer hoje (ontem). Jogamos bem, mas eles conseguiram achar uma brecha. Estamos decepcionados. Demos tudo, mas os créditos são deles. Batalhamos muito”, lamentou ele.

 A eliminação para a França também teve significado pessoal para o zagueiro de 33 anos – foi seu 100º jogo com a camisa da seleção. Além de perder a classificação para as quartas, marcou um gol contra.

 “A classificação seria melhor que quebrar qualquer recorde. Mas não deu certo hoje (ontem). Estamos tristes por não ter passado. A gente não sabe o que vai acontecer. Tivemos um revés. Vamos voltar, repensar todas as nossas atitudes e tomar uma boa decisão para a sequência”, disse o zagueiro.

 Antes do confronto, os jogadores nigerianos chegaram a boicotar um treino na quinta-feira por conta da falta de pagamento de premiações pelo governo local, que regularizou a situação no sábado.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;