Política Titulo A partir de hoje
Começa propaganda eleitoral na TV e no rádio
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 07:23
Compartilhar notícia


A busca pelo voto ganha ingrediente especial. A partir de hoje começa a ser transmitida a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio. O momento é visto como divisor de águas na campanha eleitoral, pois os candidatos acreditam que a partir de agora os eleitores ficarão mais atentos ao pleito marcado para 7 de outubro.

Na televisão, os candidatos terão espaço de meia hora duas vezes ao dia: 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. No rádio, o tempo é o mesmo, mas os programas serão veiculados das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. As inserções de até 60 segundos poderão ser feitas das 8h à 0h.

A propaganda será realizada de segunda a sábado, sendo que três dias (segunda, quarta e sexta) serão dedicados para a campanha majoritária e os outros três (terça, quinta e sábado) ficarão para os candidatos a vereador.

No Grande ABC, os candidatos de cinco cidades terão oportunidade de se aproximar do eleitor por meio das ondas do rádio. Santo André é a cidade com mais transmissões, quatro no total: Rádio Trianon (AM 470), Energia 97 (97,7 MHz), Rede Aleluia (99,3 MHz) e Rádio ABC (AM 1570). Todos os candidatos gravaram os programas eleitorais.

O prefeiturável andreense Raimundo Salles (PDT) destacou a importância da ferramenta para elucidar o eleitor das propostas. "É possível que as boas propostas possam ser mais acessadas e modificarem o pensamento do eleitor", afirmou. Das emissoras que irão transmitir o horário eleitoral da cidade, somente a Rádio ABC é da região. As outras possuem sede em São Paulo, mas a concessão do sinal foi feita por Santo André.

Esse também é o caso das rádios Nativa FM (95,3 MHz) e Mix (106,3 MHz) que irão transmitir a propaganda de Diadema. Somente Ivanci Vieira dos Santos (PSTU) não gravou o programa. "Não temos condições de realizar as gravações. Talvez colocaremos o jingle, mas isso não foi discutido", declarou.

Em Mauá, serão duas emissoras que pretendem chegar ao eleitorado. Os oito candidatos ao Paço terão espaço na Rádio Z (87,5 MHz), que tem alcance somente no Jardim Zaíra, e a Rádio Imaculada Conceição (1490 AM). "Apesar da abrangência ser pequena, a mídia é importante, pois temos três meses para convencer o eleitor de que nosso projeto é o melhor da cidade", avaliou José Carlos Orosco Júnior, coordenador da campanha de Vanessa Damo (PMDB), postulante ao Paço mauaense.

Os eleitores de São Caetano terão oportunidade de acessar as propostas na rádio Tupi (AM 1150), porém somente Edgar Nóbrega (PT) resolveu utilizar o espaço e gravou o programa eleitoral. "O eleitor inteligente não se baseia em pessoas com bandeira, se pauta nas propostas do candidato. Por isso eu vou utilizar o horário", ressaltou o petista.

A rádio Pérola da Serra (87,5 MHz), em Ribeirão Pires, será responsável pelo horário eleitoral na cidade. Alberto Ticianelli (Psol) não gravou a participação. "A decisão (do eleitor) vem com a entrada da mídia que ocorre neste momento", disse Mário Nunes, coordenador da campanha de Maria Inês Soares (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;