Política Titulo Costura política
Minami pode sair do PSDB para apoiar PT

Vereador de S.Bernardo é sondado por Kassab, aliado de Marinho e que projeta reconstruir o PL

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
24/06/2014 | 07:18
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Desconfortável na bancada de oposição ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), o vereador Hiroyuki Minami (PSDB) é sondado pelo ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab (PSD), que costura nos bastidores projeto de reconstrução do PL (Partido Liberal) – legenda que deixou de existir em 2006, quando se fundiu ao Prona para formar o PR.

Nas últimas semanas, o vereador da Capital José Police Neto (PSD), aliado de primeira hora de Kassab, intensificou as negociações com Minami. O tucano, por exemplo, prestigiou a atividade de concessão de título de cidadão são-bernardense a Kassab, realizado no dia 28 e idealizado pelo parlamentar Fábio Landi.

A ideia dos pessedistas é abrir possibilidade de migração partidária àqueles que tiveram receio de trocar de legenda em 2011, quando o PSD foi criado. Kassab projetou o PSD para acolher políticos com eleitorado conservador, mas com desejo de fazer sustentação a administrações petistas. Interlocutores do Executivo de São Bernardo garantem que essa é a vontade de Minami.

O vereador tucano, que em 2012 recebeu 6.264 votos, garantiu que o diálogo com Police Neto é apenas de amizade, sem ter debate sobre filiações partidárias. “Estou no PSDB e continuarei no PSDB. O Netinho (como é conhecido Police Neto) é meu amigo e intensificamos essa amizade quando fomos presidente de Câmara na mesma legislatura (Minami chefiou o Legislativo de São Bernardo em 2011 e 2012)”, despistou. Mas há quem aposte que tão logo sair registro de homologação do PL Minami trocará de sigla.

INCÔMODO
Algumas atitudes de Minami escancaram que o tucano não está na mesma sintonia da bancada de oposição. Não é raro ver o parlamentar votando a favor de projetos do governo Marinho, inclusive naqueles que o grupo crítico à administração petista não endossa.

O ápice da diferença de filosofia é a CPI dos Uniformes, apresentada por oposicionistas para apurar suspeitas de irregularidade na Secretaria de Educação. Minami não assinou pedido de investigação sugerido pela oposição, apesar de seu correligionário Juarez Tudo Azul ter rubricado e de lideranças do PSDB terem pressionado pelo crivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;