Política Titulo Agenda
Dilma é aguardada na região em pré-campanha

Presidente participará da entrega de unidades habitacionais em Santo André e Diadema

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
23/06/2014 | 07:53
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Ratificada para disputar a reeleição em outubro, a presidente Dilma Rousseff (PT) deve desembarcar quinta-feira no Grande ABC para a entrega de moradias em Santo André e Diadema. Será a última agenda da petista na região antes do início da disputa eleitoral, em 6 de julho.

Essa é a primeira visita regional da presidente fora de São Bernardo desde que assumiu o Palácio do Planalto, em janeiro de 2011. Nas últimas cinco agendas na região, todas contemplaram a cidade que é reduto de seu padrinho político e antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A participação inicial da chefe da Nação em solo são-bernardense foi em 5 de julho de 2012, na inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) Alves Dias/Assunção. A solenidade ocorreu um dia antes de Luiz Marinho (PT) começar a corrida por mais um mandato na Prefeitura.

À época, Dilma era aguardada em Diadema em maio, na entrega do campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), mas cancelou o compromisso por motivos de agenda. Nos bastidores, comentou-se que um protesto planejado por estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC) motivou o cancelamento da visita. Disputando a reeleição, o então prefeito Mário Reali (PT) foi derrotado por Lauro Michels (PV), que agora espera entregar ao lado da petista 360 apartamentos, contemplando moradores da região do bairro Casa Grande. Já na cidade governada por Carlos Grana (PT), ela deve entregar 880 moradias.

Em agosto de 2013, Dilma anunciou investimentos de R$ 2,1 bilhões via PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) em Mobilidade Urbana, Habitação e infraestrutura em áreas de encostas e favelas da região.

Quatro meses depois, a petista esteve duas vezes em São Bernardo. A primeira, no dia 4, durante a entrega do título de doutor honoris causa da UFABC para Lula. Pouco tempo após a atividade, no dia 13, ela participou da inauguração do Hospital de Clínicas, umas das principais promessas de Luiz Marinho para o segundo mandato.

A última passagem da presidente na região ocorreu em 28 de maio, durante a inauguração de unidade do programa Brasil Sorridente/CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Alvarenga. O ato se transformou em palanque político para a petista.

Durante o discurso, Dilma disparou críticas contra o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB, de 1995 a 2002), antecessor de Lula em Brasília.

O ex-mandatário recebeu a visita informal da aliada em seu aniversário de 2012 e quando passava por tratamento de câncer na laringe.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;