Esportes Titulo Última etapa
Holanda e Chile se enfrentam para fugir do Brasil nas oitavas

Seleções duelam hoje, às 13h, na Arena
Corinthians, na briga pela ponta do Grupo B

Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
23/06/2014 | 07:31
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Vencer para escapar provavelmente do Brasil. Classificadas antecipadamente às oitavas de final, as seleções de Holanda e Chile se enfrentam hoje, às 13h, na Arena Corinthians, na Capital, pelo Grupo B da Copa do Mundo, dispostas a dar o sangue para não terem de disputar com a Seleção Brasileira – caso os anfitriões também passem – a vaga nas quartas. 

 De acordo com o regulamento, holandeses e chilenos cruzarão na próxima fase com as duas equipes que avançarem no Grupo A, em que Brasil, Croácia e México lutam por duas vagas. O primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro.

 A Laranja Mecânica ocupa a liderança da chave pelo melhor saldo de gols e um empate evitaria o provável confronto com o time de Felipão. Porém, tal possibilidade não é tratada como um problema pelos holandeses. Que o diga o técnico Louis Van Gaal. O treinador afirmou que a vontade de evitar o cruzamento entre duas potências do futebol mundial pertence totalmente ao Brasil. 

 “É claro que o Brasil não deve querer enfrentar a Holanda. Marcamos gols, e gols fantásticos. Quero ser sempre o primeiro do grupo, isso não tem nada a ver com o Brasil especificamente”, disse o comandante. 

 Van Gall reclamou dos horários que a Fifa escolheu para as partidas. O treinador questionou o fato de a Seleção jogar já ciente da colocação do Grupo B. 

 “A Fifa, para cada partida, tem toda essa publicidade de fair-play, isso não é fair-play. Nós vamos nos concentrar na vitória. Não acredito que isso vai ser afetado por eles jogarem depois de nós. Creio que eles vão cumprir seu papel. Mas é uma questão de debate”, analisou o treinador holandês. 

 Do lado chileno, mais críticas. Neste caso, por causa da qualidade do gramado da Arena Corinthians. A equipe realizou o último treino no CT do Palmeiras e, ao fazer o reconhecimento do local do duelo, o técnico Jorge Sampaoli, reprovou o campo. 

 “O piso está totalmente deteriorado. Amanhã (hoje), vamos jogar uma partida fundamental, e o gramado não está do jeito que uma partida desta importância merece”, reclamou ele. 

Fora do jogo, Bruno Indi é escalado na coletiva

 Desfalque da seleção holandesa para a partida, o zagueiro Bruno Martins Indi foi o único jogador a falar com os jornalistas ontem, na Arena Corinthians, após o treino de reconhecimento do gramado. Depois de sofrer concussão na vitória sobre a Austrália, na última rodada, o jogador já apresenta melhoras. 

 “Estou indo bem, dando pequenos passos de avanço. Estou treinando em campo. Não sei quanto vai demorar. Um passo de cada vez. Ontem, me permitiram correr um pouquinho, tenho de ver quando posso jogar novamente. Talvez no início esse pensamento tenha passado pela minha mente (ficar fora da Copa), mas sou muito positivo e só estou esperando para saber quando posso jogar de novo”, disse o zagueiro. 

 No pouco tempo que conversou com a imprensa, o defensor elogiou as características de um dos principais jogadores da equipe, o atacante Robben, mas enfatizou que o grupo da Holanda é forte como um todo. “É excelente jogador, mas não joga sozinho. Tem uma equipe que o apoia”, destacou. 

 A decisão de escolher um jogador que não vai participar da partida para a coletiva partiu do técnico Louis Van Gaal. O treinador quer que seus atletas tenham foco voltado somente para a partida de hoje e, por isso, os impediu de falarem com os jornalistas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;