Economia Titulo Sem acordo
Empregados da
Volks param fábrica

Funcionários decidem paralisar o segundo
turno hoje depois de impasse em negociação

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/06/2014 | 07:19
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São Bernardo decidiram paralisar a produção do segundo turno da unidade fabril hoje. Após assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na área interna da montadora, os funcionários da linha de produção desse turno aprovaram que não vão entrar para trabalhar.

Motivo: a falta de acordo com a Volks em relação à possibilidade de interromper a atividade durante os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, segundo o sindicato.

Na semana passada, a direção da companhia fez plebiscito com os empregados do segundo turno. A fabricante, que é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, havia proposto dar folga a eles nos dias das partidas do Brasil, desde que houvesse a compensação do trabalho no sábado. A oferta foi recusada, mas os funcionários esperavam poder assistir à estreia da Seleção, na quinta-feira, por meio de telões ou de alguma outra forma, na unidade fabril.

De acordo com relato de fonte ouvida pelo Diário, o pessoal das linhas de produção foi proibido de ver a partida, mesmo que pelo celular, e enfrentou a vigilância dos seguranças internos e ameaças de advertência para quem descumprisse essa determinação.

Depois do jogo, diante da insatisfação dos funcionários, o sindicato buscou a negociação para os próximos jogos, mas não conseguiu chegar a acordo e, por isso, fez assembleia. Os trabalhadores votaram pela paralisação da atividade do turno da tarde (das 15h às 20h35). A entidade informou que segue negociando.

Procurada pela equipe do Diário, a Volkswagen informou que “tem debatido com as entidades de representação dos empregados da sua unidade Anchieta alternativas que conciliem o desejo dos empregados e as necessidades do negócio”.

ANTECIPAÇÃO - Outras fabricantes da região estão dando folga aos funcionários nos dias dos jogos do Brasil, ou antecipando a saída do turno da manhã e postergando a entrada do pessoal da tarde para que os funcionários possam assistir aos jogos.

A General Motors, por exemplo, anunciou, há algumas semanas, que nas partidas da Seleção na primeira fase haverá day-off (descanso com desconto no banco de horas). A Ford, por sua vez, está ajustando a jornada nesses dias para que os funcionários possam torcer pelo Brasil.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;