Cultura & Lazer Titulo Homenagem
As formas novas
de Niemeyer

Exposição no Espaço Itaú Cultural
tem projetos inéditos do arquiteto

Angela Correa
04/06/2014 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


As monumentais obras que o Brasil se acostumou a admirar e não menos impressionantes projetos que jamais saíram do papel fazem parte da exposição ''Oscar Niemeyer – Clássicos e Inéditos'', que o Itaú Cultural abre ao público a partir de amanhã, em São Paulo.

Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, a mostra é significativa para além dos admiradores de arquitetura, que teve no carioca, morto em dezembro de 2012, aos 105 anos, um dos principais nomes. São apresentados, nos três andares do espaço, 70 projetos, dos quais 51 são inéditos e 19 construídos.

A organização do acervo da Fundação Oscar Niemeyer não obedeceu a uma ordem cenográfica, como costuma ser realizada em exposições, destaca Mendes da Rocha. “É um trabalho de arquitetura, que envolve espaço e circulação. A ideia foi deixar o ambiente o mais límpido possível com bases bastante neutras”.

Uma linha do tempo ajuda a identificar o Oscar Niemeyer dos ícones arquitetônicos e chega até as novidades para o grande público.

O caráter especial da exposição fica por conta do apelo dos originais, como afirma Pedro Mendes da Rocha. “Você só pode ter esse tipo de experiência em museus e em espaços preparados para isso”. São 309 plantas, desenhos e croquis originais. O grande destaque, porém, promete ser um rolo de 16 metros desenhado pelo arquiteto durante o documentário ''Oscar Niemeyer – O Filho das Estrelas'' (2001), dirigido por Henri Raillard. O filme, assim como ''Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro'' (2007), de Fabiano Maciel, fazem parte da mostra, junto a maquetes e fotografias.

Aspecto interessante para os paulistas é imaginar como a Capital teria sido ainda mais impactada se algumas de suas ideias tivessem sido concretizadas além da prancheta. Um mapa eletrônico de São Paulo destaca as obras. A curadoria também ‘simula’ como a paisagem paulistana seria diferente se edifícios como o Memorial Zumbi dos Palmares e a sede da Cia. Energética existissem.

O acervo vem sendo digitalizado. Desde o ano passado, foram catalogados cerca de 500 projetos.

Oscar Niemeyer – Clássicos e Inéditos. Exposição. A partir de amanhã. No Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, São Paulo. Tel.: 2168-1776. Ter. a 6ª, das 9h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 11h às 20h. Grátis. Até 27/7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;