Palavra do Leitor Titulo Artigo
Protestar ou contestar?

Atualmente a palavra ‘protesto’ é interpretada e exercida como no dicionário

Do Diário do Grande ABC
26/05/2014 | 08:10
Compartilhar notícia


Artigo

Atualmente a palavra ‘protesto’ é interpretada e exercida como no dicionário: insurgir-se contra alguma coisa; reclamar; dar demonstrações de repulsa ou revolta contra alguma coisa. Mas será que o protesto é a forma mais correta de manifestar nossas insatisfações?

A revolta que a grande massa traz consigo hoje nem sempre vem acompanhada de embasamento. Hoje é muito mais fácil demonstrar insatisfação contra determinada atitude de forma agressiva sem nem ao menos saber ao certo o que de fato está acontecendo para que seja necessária intervenção. Já a palavra ‘contestar’ traz consigo significado muito mais inteligente, pôr em discussão a justeza ou a veracidade de uma coisa, palavra essa que tem como sinônimo discutir.

Então, excelentíssima presidente Dilma Rousseff, espero que esta mensagem chegue ao conhecimento de vossa excelência.

É fato que tanto nas redes sociais como em muitas outras mídias populares a crítica em relação ao governo nem sempre possui embasamento nas informações. Muitas das pessoas que ali fazem suas críticas seguem pelo simples fato de revolta em massa. Mas preciso admitir que infelizmente muitas coisas não estejam de acordo com os padrões que em sua campanha foram estabelecidos.

A Copa do Mundo tem sido, de fato, o maior alvo de críticas. Devemos entender que eventos assim propiciam crescimento notável para a economia, pois o mesmo gera muitos trabalhos, fora a grande influência no turismo. Sendo mais direta ao assunto, acredito que vossa excelência pode apontar os benefícios de tal evento em nosso País, e também pode avaliar melhor as situações deploráveis em que se encontram os recursos básicos que todo cidadão deveria (e deve) ter direito.

É triste saber que por ignorância muitas pessoas atacam e criticam certas medidas de determinado governo, mas isso se deve à falta de educação. É triste, ainda, saber que a própria população destrói o patrimônio pelo qual ela tanto luta, mas isso se deve à dor.

Imagina ver seu filho morrer em seus braços, pois o mesmo não pode ser socorrido pela falta de estrutura nos hospitais. Somos evoluídos, porém ainda carregamos em nossos genes os instintos primitivos.

Como cidadã também faço parte desse governo, pois eu elegi as pessoas que hoje estão em vigência e sinto-me no direito de não cobrar, e sim entender o que de fato está acontecendo. E o que eu, como cidadã, posso fazer, e o que vossa excelência pode fazer para que tudo isso tome rumo certo, e que, assim, possamos caminhar junto em direção a um Brasil melhor.

Eu acredito na minha Pátria. E vossa excelência?

Alexandra Cassoni é estudante.

Palavra do leitor

Nas costas – 1
Ronaldo Fenômeno declarou estar envergonhado com os preparativos para a Copa e a presidente o rebateu. Ora, presidente, só mesmo cego para não ver a atual situação dos preparos a menos de 20 dias do pontapé inicial para o maior evento esportivo do mundo. Obras inacabadas, outras que se dizem acabadas mas com goteiras, rachaduras etc. Desta vez concordo com o Fenômeno. O Brasil todo está envergonhado. Enfim, o mundo está rindo de nós!
Rosângela Caris
Mauá

Nas costas – 2
O ministro Aldo Rebelo disse que Ronaldo deu chute contra o próprio gol. Não foi gol contra, pois o Fenômeno só tem a ganhar com essa declaração de se sentir envergonhado com a bagunça que foi a preparação desta Copa no Brasil, sentimento compartilhado pelo povo brasileiro, mas foi ‘bola nas costas’ da presidente Dilma Rousseff, que não esperava por essa jogada desmoralizante na sua ‘Copa das Copas’.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro

Resposta
Em resposta à carta do leitor Maurício Goduto (Cardiologista, dia 18), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o exame de ecocardiograma foi agendado pela equipe da central de regulação, que entrará em contato com o paciente para passar dia, horário e local. Também esclarece que tem realizado todos os exames prioritários (urgentes) com o menor tempo possível. Em relação ao teste ergométrico, temos vagas cedidas apenas pelo Estado – 50 por mês para o município. Este tipo de exame é realizado nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e regulados pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), sistema responsável pela regulação das vagas ofertadas em equipamentos estaduais, o que gera espera. Na central de regulação do município, executa classificação de risco, realizadas por médicos, que priorizam os agendamentos de acordo com o grau de urgência com que são relatados pelo médico solicitante.
Prefeitura de Santo André

AES Eletropaulo
Quero externar minha revolta quanto ao péssimo serviço prestado pela AES Eletropaulo. Dia 22, caiu a energia às 17h30, ligamos para a concessionária e a previsão era restabelecer em até quatro horas. Porém, dia 23, só às 11h30 se deu o restabelecimento total da energia. Isto é uma vergonha! Nesse período nós, que moramos em edifício, tivemos de conviver com cenas constrangedoras. Com os elevadores parados, muitos dos moradores – alguns com idade alta, outros com deficiências físicas – ficaram impedidos de deixar o prédio ou tiveram muita dificuldade para fazer o uso das escadas. Ficamos sem poder usar o portão automático e muitas outras atividades foram interrompidas. Quanto ao atendimento telefônico, os atendentes não tinham conhecimento da situação, pois infomaram que na região estava tudo ‘ok’. Na nossa região é comum a cada ameaça de temporal ficarmos horas sem energia. Não adianta virem com desculpas de que houve temporal. Todos nós sabemos que a AES Eletropaulo está mal aparelhada, tem falta de equipes prontas para bom atendimento, enfim, presta péssimo serviço, pago tão caro.
Rubens Guitzel
Santo André

Que jogaço!
Para quem ainda tinha alguma dúvida sobre a distância de anos-luz que separa o atual futebol europeu do brasileiro, penso que a finalíssima da Champions League entre Real e Atlético, ambos madrilenhos, dirimiu qualquer dúvida porventura existente. Que jogaço! Parabéns aos campeões do Real, que viraram jogo praticamente perdido – e com improvável goleada, na prorrogação, sobre a equipe com a melhor defesa da competição. Que o Brasil coloque as barbas de molho. Na ‘Copa das Copas’ não vai ter vida fácil.
Silvio Natal
Capital

Só os ratos sobreviverão!
Em meados de abril, liguei no 0800 da Prefeitura de Santo André solicitando a desratização de minha rua. Fui informada de que o procedimento ocorreria até o dia 21, quase um mês depois. Caso não acontecesse eu deveria solicitar novamente. Inacreditável! Não fui atendida e a desratização não foi feita. Foram mortos sete ratos, três foram pegos pelo gato da vizinha. Moro a 200 metros da Prefeitura, num bairro nobre, numa rua de 60 metros, e foram pegos sete. Fico imaginando a situação horrível de quem mora na periferia. Coitado! Não adianta ser atendida por bons funcionários se o departamento que compete a desratização não funciona! Se não tem funcionários suficientes, empregue mais, pois os impostos arrecadados pelo município são muito bons. Os últimos três prefeitos acabaram com o município! A única coisa que vi funcionar – e muito – foi a motosserra, matando as árvores antigas e deixando a cidade mais feia, se é que isso é possível. Nas próximas eleições votarei no gato da vizinha, este sim é confiável.
Lídia Meira
Santo André

Ganso
O Paulo Henrique Ganso, meia do São Paulo, é bom, é craque. Porém, ele não consegue ser regular. É irregular! O Ganso lembra muito o Pita, ex-meia do Tricolor, que parecia, às vezes, dormir em campo. Ele foi assim na goleado sofrida para o Fluminense (5 a 2) e ontem, na vitória frente ao Grêmio (1 a 0). Mas não devemos condená-lo, pois somos limitados e, às vezes, ou quase sempre, temos aquilo que é muito feio: a preguiça mental. Parece que temos medo de pensar.
Edson Rodrigues
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;