Palavra do Leitor Titulo Artigo
Defender as fundações e os institutos

A lógica de que gestão eficiente é a que sabe como gastar o dinheiro público, tão propagandeada pelo PSDB, não condiz com a realidade

Do Diário do Grande ABC
17/05/2014 | 09:11
Compartilhar notícia


Artigo

A lógica de que gestão eficiente é a que sabe como gastar o dinheiro público, tão propagandeada pelo PSDB, não condiz com a realidade. Não bastassem os graves problemas envolvendo Metrô, trens e a falta de água, chama a atenção como o governo tucano trata mal os institutos de pesquisa e as fundações públicas. Entre outras atividades, essas instituições prestam assessoria às secretarias estaduais, aos municípios e às câmaras municipais, além de desenvolver estudos específicos. Com a desculpa de enxugar a máquina pública (que, muitas vezes, nada mais é do que privatizar a gestão e os serviços públicos), Alckmin propôs decreto para realizar a fusão de fundações, como a Fundação do Desenvolvimento Administrativo, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal.

Os trabalhadores, principais vítimas dessa proposta que sequer foi discutida com eles pela administração do PSDB, reagiram contrariamente ao decreto e bloquearam o envio de projeto de lei com esse fim. Devido a isso, decidimos promover debate mais amplo sobre o trabalho desenvolvido pelas fundações e institutos de pesquisa.

Problemas é que não faltam. Devido a isso, com o apoio e participação de 25 deputados de diversos partidos políticos, instalamos, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas no Estado de São Paulo. O objetivo é discutir a situação dessas instituições com gestores, trabalhadores e sociedade organizada, além de verificar em que condições cada uma delas funciona. Já estivemos no Instituto Geológico, Instituto Florestal, Fundação Florestal, Instituto de Economia Agrícola e Instituto de Zootecnia de Nova Odessa.

Com isso, vamos ter amplo diagnóstico dos problemas para cobrar soluções do governador Alckmin. No dia 10 de junho, realizaremos debate, na Assembleia Legislativa, para entender como as áreas de ciência, tecnologia, inovação e informação podem atuar de maneira integrada em favor da sustentabilidade das políticas públicas. Pretendemos, de posse desses dados, debater com todos os candidatos a governador como eles abordarão essas questões em seus respectivos programas de governo. A Frente Parlamentar dará importante contribuição à discussão do Estado na relação público-privada ao apresentar a situação real em que se encontram as fundações e os institutos públicos de pesquisa, de modo a encontrar alternativas criativas que possam resgatar seu importante papel no desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Carlos Neder é deputado estadual (PT) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas no Estado de São Paulo.

Palavra do leitor

Diário, 56 anos
Como leitora e também participante dos escritos desta Palavra do Leitor, quero parabenizar este ótimo Diário por seu trabalho junto às nossas sete cidades. É, com certeza, jornal imparcial que permite aos seus leitores reflexão íntima do que se lê. Deus continue abençoando toda a equipe que faz deste o melhor jornal da região.
Rosangela Caris
Mauá

Desorganização
A Prefeitura de Mauá poderia ser mais organizada. Cito como exemplo a Avenida Papa João XXIII, que há pouco tempo foi totalmente asfaltada por conta do Rodoanel e agora está sendo quebrada em vários lugares por causa de obras que não se sabe o que são (e o pessoal dessas obras não está nem aí com o engarrafamento que se forma). Depois, os remendos ficam horríveis, nunca mais voltam a ser o que eram. A obra do Rodoanel durou de três a quatro anos, então será que essas outras reformas que estão sendo feitas agora não poderiam ter sido realizadas naquela época? Hoje o asfalto estaria em ótimas condições.
Wilson Roberto Cazarotto
Mauá

Vergonha
Ao deixarem a plenária da Câmara na hora de apreciar a solicitação de convocação de representantes da empresa Capricórnio, envolvida no escândalo dos uniformes escolares, de autoria do vereador Julinho Fusari, a base aliada do prefeito Luiz Marinho acabou dando demonstrações inequívocas de que está instruída a utilizar de todas as prerrogativas que forem necessárias para levar ao esquecimento todos os ‘malfeitos’ que ocorrem na Secretaria de Educação, comandada pela petista Cleuza Repulho, que, aliás, ainda presta contas à Justiça por atos durante sua passagem pela Prefeitura de Santo André (Política, dia 15). Se esse comentário fosse feito pelo jornalista Boris Casoy, com toda certeza ele terminaria afirmando: ‘Isto é uma vergonha’.
Marcelo Sarti
São Bernardo

Greve como férias
É absurdo o uso de greves por unidades públicas nas quais o cidadão comum seja o principal prejudicado. Já há tempos vemos a ignorância dos brasileiros em questões de justiça, correndo atrás dos direitos de formas absurdamente ignorantes e marginalizadas. E quem paga? A população comum, aquela que mais precisa. As classes grevistas não estão nem aí para a população. Já é fato a falta de ética, de preparação, a intolerância, a ignorância e de profissionalismo desses trabalhadores que preferem aderir à greve para ter alguns dias de folga. O sindicato, para mostrar serviço e aumentar o caixa na arrecadação, anualmente pede greve junto aos trabalhadores por reajustes salariais somente com esse intuito. A classe, que por sua vez também acredita que deveria ganhar mais, todo ano adere a essas paralisações como forma de período extra de férias. A greve não é contra as empresas, contra os políticos ou contra qualquer coisa que seja. A greve é contra os cidadãos comuns!
Newton Baldan
Santo André

CPI do Renan
O presidente do Senado, Renan Calheiros, acaba de indicar os senadores que vão fazer parte da CPI que vai apurar, de araque, as falcatruas na Petrobras nesses últimos 15 anos. Não ficou dúvidas de que o interesse de Renan, cevado durante os governos Collor e Lula, é atazanar os integrantes da CPMI aberta por parlamentares que realmente pensam no futuro da Nação. Acorda, Brasil.
Leônidas Marques
Volta Redonda (RJ)

Corrupção
Lula falou na TV: ‘O que você prefere, combater a corrupção ou voltar ao passado?’ Ora, quais são os condenados por corrupção, formação de quadrilha etc? São os cumpanheros de Lula, do PT. Efetivamente, a corrupção nasceu e cresceu quando o PT assumiu o governo, isto sem falar sobre a Petrobras e em todos os setores onde o PT assume. Lula deveria deixar de ser fanfarrão e procurar não utilizar de bazófias, alijar o PT do governo, pois já não chega as encrencas que esse partido arrumou para o Brasil, jogando dinheiro que não lhe pertence no lixo, e em seus bolsos, cujos cumpanheros aproveitam-se dos cargos para meter no bolso, na cueca, na meia e em malas quanto dinheiro puderem, dinheiro que poderia ser utilizado para matar a fome de quem nada tem. Respondendo: sem qualquer dúvida, é preferível voltar ao passado do que ter de enfrentar os corruptos, pois são estes que levam o Brasil ao caos. E isto já se estende há mais de dez anos.
Flavio Fernandes
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;