Política Titulo Defesa
Marinho diz que estava
a trabalho em feriado

Carro oficial foi flagrado em rua no Centro
da Capital durante celebração a Tiradentes

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/04/2014 | 07:56
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou que estava a trabalho no feriado de Tiradentes, quando o veículo oficial colocado à sua disposição foi flagrado na Rua Nestor Pestana, no Centro da Capital. Entretanto, não explicou qual agenda institucional que o levou à região central de São Paulo durante feriado.

“Trabalho todos os dias. Quando me candidatei (a prefeito, em 2008), disse que teria dedicação total. Nesses oito anos (de mandato) terei dedicação total. Cargo executivo é de doação, de dedicação exclusiva”, discursou o prefeito, afirmando que não estava a “passeio na praça”. “Tem gente que não entende isso.”

Na segunda-feira passada, o carro oficial com placa 001, destinado ao chefe do Executivo, estava estacionado na Rua Nestor Pestana e foi flagrado por munícipe. O Diário publicou o caso na terça-feira, mostrando que não estava na agenda oficial de Marinho ida à Capital em feriado de Tiradentes.

A afirmação de Marinho surgiu quando ele discursava sobre trabalho do Paço em estimular diversidade econômica da cidade, para que o município não fique refém da atuação financeira do mercado automotivo. Entre os projetos listados pelo petista está a instalação da fábrica da Saab, que desenvolve os caças Gripen, escolhidos pelo governo federal para equipar a FAB (Força Aérea Brasileira).

Depois do flagra, a bancada de oposição na Câmara de São Bernardo oficiou o prefeito para saber em qual atividade institucional que Marinho estava na Capital. O grupo não descarta acionar o Ministério Público para obter informações caso Marinho não responda ao documento encaminhado ao gabinete na semana passada.

A lei federal 8.429/92, em seu artigo nono, esclarece que a utilização de bens públicos, incluindo automóveis, para benefícios particulares é crime e o servidor infrator pode responder por enriquecimento ilícito.

Em agosto, Marinho utilizou o automóvel oficial para comparecer a agenda partidária do PT. A prática também é considerada ilegal pela legislação federal, porém o chefe do Executivo afirmou não enxergar irregularidade em seu ato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;