Cena Política Titulo Cena Política
Um abacaxi daqueles

Hoje é o ‘dia D’ para a secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho (PT). Seu

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/04/2014 | 07:24
Compartilhar notícia


Hoje é o ‘dia D’ para a secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho (PT). Seu futuro está nas mãos do prefeito Luiz Marinho (PT), que volta de viagem internacional. Ela é acusada pelo Ministério Público de fraudar licitação de tênis e mochilas distribuídos em 2010, 2011 e 2012 aos alunos da rede municipal. O desvio teria alcançado R$ 4 milhões ou mais, segundo a investigação. A classe política do Grande ABC tem comentado a difícil situação em que se encontra o chefe do Executivo. Exonerar a aliada seria admitir o golpe e pode render problemas futuros de desconfiança com outros aliados de primeira hora. Mas talvez seja menos desgastante do que mantê-la no cargo, mesmo com as gravíssimas irregularidades que recaem sobre ela, que continuará 'sangrando' politicamente. Um prato cheio para a oposição. Com opiniões divergentes sobre o que Marinho deve fazer, há ao menos um consenso nas análises: o prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), escapou do abacaxi. Ele tentou levar Cleuza para São Paulo quando assumiu o mandato, em janeiro de 2013. Marinho bateu o pé e segurou a secretária em São Bernardo. Agora, como diz o ditado, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Vai ter trabalho
Primeiro suplente do PSDB de São Bernardo, Júnior Moreira tem criticado o vereador do seu partido Hiroyuki Minami – inclusive acionou o Ministério Público contra o correligionário – por não querer investigar a obra do novo prédio do Legislativo. Os dois são aliados do deputado estadual Orlando Morando (PSDB-foto), que demonstra descontentamento com Moreira e tenta apaziguar a relação.

Confusão – 1
Confusão na sessão de São Caetano ontem. O presidente da Câmara, Sidão da Padaria (PSB), convocou plenária extraordinária para amanhã, a pedido do líder do governo, Jorge Salgado (Pros-foto). A intenção é votar aumento do valor da Atividade Delegada dos GCMs (Guardas-Civis Municipais), projeto do Executivo que não foi apreciado ontem porque não tem parecer das comissões.

Confusão – 2
Segundo Salgado, o governo Paulo Pinheiro (PMDB) quer celeridade na aprovação do texto, por isso a necessidade de sessão extra ainda nesta semana. Mas, os vereadores pressionaram e houve contato com recém-nomeado articulador Antonio de Pádua Tortorello, que disse não ter problema votar na terça-feira. Ou seja, vai haver uma plenária inócua amanhã.

Incômodo
Integrantes da base governista em Santo André têm reclamado do prefeito Carlos Grana (PT) por não atender pedidos de cargos na administração. De acordo com alguns parlamentares, os esforços estão sendo concentrados para agraciar na Prefeitura e em terceirizadas os indicados do presidente do PT local, Luiz Turco, candidato a deputado estadual com a bênção de Grana.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;