Esportes Titulo Pacaembu
Santos tenta confirmar favoritismo na final com Ituano
06/04/2014 | 08:00
Compartilhar notícia


O Santos dá a largada neste domingo para voltar a fazer história, no primeiro dos dois jogos da final do Paulistão, contra o Ituano, a partir das 16 horas, no Pacaembu. Se confirmar o favoritismo e ficar com a faixa de campeão no próximo domingo, os santistas terão conquistado o primeiro título após a saída de Neymar, negociado com o Barcelona em maio do ano passado, além de ser o começo da consagração de uma nova safra de jovens talentos formada pelo clube.

Entre 2009 e 2013, no reinado de quase cinco anos de Neymar, o Santos ganhou seis títulos, dos quais, três foram paulistas. Agora, são os tempos de Geuvânio, Gabriel e Emerson, que começam como titulares neste domingo, além de Stefano Yuri, Diego Cardoso e outros que foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior há pouco mais de dois meses e ficam na reserva diante do Ituano.

Neste primeiro jogo da decisão, o renovado Santos quer fazer valer sua força ofensiva - com 46 gols marcados em 17 jogos e apenas 18 sofridos - diante do Ituano, que sofreu apenas dez gols durante todo o campeonato e que está há quatro partidas sem ser vazado.

Se Oswaldo de Oliveira pudesse escolher o rival nas finais seria um dos três grandes da capital (Palmeiras, Corinthians ou São Paulo). "Decidir contra um adversário que não tem obrigação de ganhar é muito mais difícil. A responsabilidade é toda do Santos", disse o treinador, que foi contratado em 16 de dezembro do ano passado e já se tornou unanimidade entre os exigentes torcedores santistas. "Estou feliz e à vontade porque gosto de lançar jogadores da base e aqui isso é quase uma exigência, o que facilita o meu trabalho."

O Santos chega descansado e bem preparado à decisão. Terá apenas duas mudanças: Bruno Peres e Emerson substituem os laterais titulares Cicinho e Mena, que cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O treinador minimiza os desfalques. "Os quatro laterais têm o mesmo nível", afirmou.

Nos treinos da semana, nos quais não foram permitida a presença da imprensa, Oswaldo de Oliveira orientou exaustivamente o time em jogadas ofensivas trabalhadas pelos lados do campo e com a chegada de Cícero e Gabriel para se juntarem a Geuvânio, Leandro Damião e Thiago Ribeiro na frente, com o intuito de furar o eficiente sistema de marcação do Ituano.

CONFIANÇA - O representante do interior entra na decisão com a fama de exterminador de grandes no Paulistão deste ano. Isto porque, na primeira fase, conseguiu a classificação no Grupo B, com a segunda melhor campanha com 28 pontos, desbancando o Corinthians. Ainda nesta etapa do campeonato, bateu o São Paulo em pleno Morumbi.

Na semifinal, em jogo único, o Ituano conseguiu eliminar o Palmeiras no Pacaembu. Desta forma, o time do técnico Doriva entra confiante para tentar surpreender novamente. "O nosso grande diferencial é que todo mundo trabalha junto. Estamos unidos. Sabemos que não teremos vida fácil, mas não podemos deixar de acreditar", afirmou o treinador, que ficou famoso como jogador do São Paulo e já faz sucesso no começo da nova carreira.

A aposta para surpreender novamente na final, agora diante do poderoso ataque santista, é na força da defesa, que já mostrou sua eficiência no Paulistão. "Temos a defesa menos vazada porque a marcação começa lá no ataque. Todos entenderam isso. E isso faz do Ituano uma equipe muito consistente", avaliou Doriva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;