Esportes Titulo Estadual
Mais enxuta, Segundona começa amanhã

Quarta Divisão do Estadual tem menos clubes em relação a 2013; região terá três representantes

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
04/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir de amanhã, 39 clubes de todo o Estado buscam a glória na Segunda Divisão do Campeonato Paulista – equivalente à Quarta –, assim como a realizada pelo vice-campeão Água Santa na temporada passada: o acesso à Série A-3. Apesar da importância do título, é a promoção que motiva as equipes, já que dá a elas a chance de disputar torneio mais organizado e com menos clubes no ano que vem.

A Segundona de 2014, que vai de amanhã até o dia 5 de novembro, está mais enxuta em relação ao torneio disputado no ano passado. Antes, eram 45 clubes divididos em oito chaves, mas este número foi reduzido a 39 times, distribuídos em sete grupos regionalizados, ou seja, com rivais em cidades próximas para evitar as longas viagens e, dessa forma, conter gastos. Três chaves têm cinco participantes, e quatro contêm seis.

O torneio é sub-23 e continua com característica de valorizar os jovens jogadores. Apenas três atletas nascidos antes de 1990 podem ser escalados por partida.

A Segundona tem times recentes, com o Grêmio Desportivo Prudente, de Presidente Prudente, fundado em 2005, mas também acolhe clubes centenários, como o Pirassununguense, de 1907 , e tradicionais que tentam retomar seus tempos de glórias, como XV de Jaú, União São João de Araras, Nacional, de São Paulo, Portuguesa Santista e Jabaquara, ambos de Santos.

Os dois últimos, ao lado do São Vicente, dividem o Grupo 7 com os representantes do Grande ABC: EC São Bernardo, Clube Atlético Diadema e Grêmio Mauaense.

Além dos times da região, o torneio terá outra atração: o Tanabi, no Grupo 2, que contratou o atacante paraguaio Salvador Cabañas. Será a volta dele ao futebol após ser baleado na cabeça em uma boate na Cidade do México, em 2010. Neste meio-tempo teve apenas breve passagem pelo 12 de Octubre, clube de seu país natal.

Para a segunda fase da Segundona avançam 24 clubes: os três melhores de cada grupo e os três melhores quarto colocados, que são divididos em seis grupos de quatro.

Na terceira fase estarão líder e vice de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, considerando-se apenas a atual fase da competição. Os 16 clubes formarão quatro novas chaves com quatro times cada, avançando para a quarta fase os dois primeiros colocados de cada grupo.

Já com a disputa mais acirrada, os oito clubes restantes serão divididos em dois grupos de quatro, jogando todos contra todos dentro das chaves e garantindo o acesso aqueles que ficarem em primeiro e segundo lugares.

Os dois melhores de cada grupo fazem a final da Segundona, sendo que aquele que tiver a melhor campanha geral tem a vantagem de decidir em casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;