Setecidades Titulo Categoria em greve
Coletores fazem passeata em Santo André
Caroline Garcia
Do Diário OnLine
02/04/2014 | 11:22
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Atualizado às 12h30

Uniformizados, cerca de 200 coletores de lixo fizeram, na manhã desta quarta-feira, uma passeata pelo centro de Santo André. A categoria está parada há três dias. Os trabalhadores exigem reajuste salarial de 15,39%.

“Está estabelecido que os 10% de reajuste oferecido pelo sindicato patronal não vai ser aceito. Só queremos o nosso direito, que é o aumento justo”, disse o diretor do Siemaco-ABC (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verdes Públicas e Privadas), Fernando Evangelista.

A passeata começou por volta das 9h e durou aproximadamente duas horas. O ponto de partida dos trabalhadores foi a sede da categoria do bairro Casa Branca, na rua 24 de fevereiro. Os coletores passaram pela estação de trem e voltaram para a sede, onde ficarão até por volta das 15h, para ver se recebem uma contraproposta salarial. A manifestação foi pacífica e acompanhada por agentes de trânsito da cidade.

Ontem, não houve acordo na reunião realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) com representantes sindicais, tanto do patronal, quanto da categoria. Foi aberto prazo de 24 horas – que se encerra na tarde de hoje – para manifestação das entidades e posicionamento do MPT (Ministério Público do Trabalho). A partir daí, os processos serão distribuídos e uma data de julgamento será marcada. 

Sete cidades

Rio Grande da Serra é a única cidade da região que nao aderiu à paralisação. No entanto, a reportagem do Diário flagrou, na manhã de hoje, lixo espalhado pelos bairros Vila Lopes e Vila São João. No centro, uma caçamba também esta lotada de resíduos. 

Segundo moradores, a coleta, que deveria ter passado na segunda-feira, não passou pelas ruas dos bairros. (Colaboração de Renata Rocha)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;