Cultura & Lazer Titulo Exposição
Artista Enzo Ferrara retrata Santo André em telas

Museu municipal recebe mostra em homenagem ao aniversário da cidade

Gustavo Cipriano
02/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Retratar Santo André em mais de 100 pinturas e contar sua história por meio de brinquedos. Foi assim que Enzo Ferrara resolveu homenagear a cidade onde cresceu. Suas obras estarão em exposição a partir de hoje no Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 470. Tel.: 4438-9111). A mostra Cores de Santo André tem entrada gratuita.

Nascido em São Paulo, o artista viveu até os 21 anos no município e procurou retratar sua visão sobre as paisagens e os prédios locais. A maioria das obras são feitas com pintura acrílica sobre tela. Apenas duas são de óleo sobre madeira.

Um dos lugares retratados nas telas é a Vila Suiça, que serviu de moradia para Ferrara até o início da vida adulta. “Quis expor a vida que ocorre no bairro, como os vendedores e incêndios. Enfim, o instinto de sobrevivência dos moradores”, explica.

O prédio do Diário é outro ponto que chamou a atenção do paulistano. Ele exalta a frente especial que o edifício tem. “Decidi pintar a fachada porque ela já virou parte cultural histórica da cidade por conta do trabalho artístico que ela tem.”

A história de Santo André, aliás, não fica de fora da mostra. Ferrara resolveu abordar os 461 anos do município fazendo montagem com diversos bonecos de brinquedo. “Tive esse ideia porque na minha última exposição, tivemos a presença desse público e havia pouca coisa voltada para ele”, diz.

A abertura oficial da exposição acontece no sábado. Às 10h, haverá café da manhã agitado com a trilha sonora comandada pelas bandas Samchoro e Mimi Regional (a partir das 15h), ambas com repertório recheado de chorinho.

Ao longo do mês, ainda ocorrerão outros eventos. No dia 15, haverá palestra sobre a preservação da memória e formação da identidade cultural do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no museu ou pelo telefone 4438-9111. Na mesma data e também no dia 25, a escola estadual José Brancaglione, da Vila Suíça, onde Ferrara estudou, visitará o local para conhecer as obras.

A mostra fica aberta ao público até o dia 30 de abril e a visitação ocorre segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;