Cíntia Bortotto Titulo
Doce Páscoa
Do Diário do Grande ABC
31/03/2014 | 07:23
Compartilhar notícia


A Páscoa vem chegando e já vemos os corredores dos supermercados lotados de chocolates. Trata-se de delicioso mercado sazonal, mas, pelo que tenho acompanhado, os preços deste ano não andam muito doces.

 A safra de cacau de 2014 foi inferior ao registro do ano passado, com queda de 180 mil para 140 mil toneladas. De acordo com os especialistas, a produção brasileira e mundial não acompanham o crescimento do consumo. O Brasil é o quarto consumidor no ranking mundial, com uma média de 3,5 quilos de chocolate por pessoa ao ano.

 Com o aumento da procura e também devido à elevação do dólar, tendo em que o cacau é commoditie, inevitavelmente, o produto chega ao mercado com aumento de preço.

 Neste cenário, bons empreendedores podem enxergar oportunidades. Falo daqueles pequenos e sazonais, que aproveitam tempos de maior demanda para lançarem novos negócios, com produtos criativos e diferenciados. Estamos em época do ano em que chocolate e vestuário são mercados em alta, tanto por causa da Páscoa quanto por conta do inverno que se aproxima.

 O fato é que as pessoas compram muito chocolate, de lojas famosas ou de pessoas conhecidas, que fazem os ovos de Páscoa e bombons. Normalmente os produtos caseiros são mais baratos do que nas lojas. Outra coisa é que as pessoas querem ajudar a quem se propõe a empreender na Páscoa como alternativa de incremento de renda. Para se dar bem, divulgue, capriche na qualidade, inove, diversifique seus produtos e trabalhe com excelência!

 Elenquei 5 dicas de ouro para quem quer se aventurar em uma nova atividade:

 1 – Não tenha medo. Tenha em mente que você irá conseguir e trabalhe divulgando e fazendo com que as pessoas queiram seus produtos.

 2 – Não dê passos maiores do que as pernas. Se é o primeiro ano, sinta o mercado, tenha em mente que o pior que pode acontecer é você perder o investimento.

 3 – Coloque metas para si.

 4 – Decida se irá crescer. Este é o ponto chave e a pergunta do momento. Com o mercado aquecido, quem já se tornou um empreendedor em algum momento irá se deparar com esse questionamento. Invista para crescer. Nesse momento sugiro procurar o Sebrae e fazer um estudo de caso para diminuir eventuais riscos.

 5 - Trabalhe vendas, processos e pessoas para garantir um crescimento sustentável.

 Aprendi com o passar dos anos que o mercado tem espaço para quem faz o trabalho com amor e qualidade. Portanto, preocupe-se em comunicar o que está fazendo e estimular que as pessoas comprem. Se você estiver fazendo tudo direitinho, provavelmente eles comprarão novamente. Use sua rede de contatos, comece pelo seu bairro, escola dos filhos e família. Com o crescimento, você terá que se sofisticar. Será o momento de fazer parcerias com comércio, mercados, entre outros. Sugiro que você trabalhe um passo de cada vez. Se você tiver a capacidade de inovar e encantar o cliente com seus produtos, você pode fazer do negócio sazonal fonte de renda permanente, já que o mercado tem consumidores ávidos por novas experiências. Portanto, se você se dedicar a fazer bom trabalho, certamente terá seu lugar ao sol. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;