Cultura & Lazer Titulo DVD
Sedução e castidade em 'Minha Noite com Ela'
05/03/2014 | 10:13
Compartilhar notícia


Acaba de sair na França um volumoso volume de Antoine de Baecque em colaboração com Noël Herpe sobre Eric Rohmer. Tudo o que você queria saber sobre o mais francês dos autores em 600 páginas de análise e informação. Baecque já colaborou com Serge Toubiana em biografias de François Truffaut e Jean-Luc Godard. É um pesquisador exigente e um cinéfilo apaixonado. No limite, tudo o que ele conta visa a ampliar e enriquecer o conhecimento dos autores que admira.

Você sabia que Rohmer - pseudônimo de Maurice Schérer -, com seus pequenos filmes autorais, era um diretor comercialmente muito bem-sucedido? Seus 30 e poucos filmes fizeram cerca de 25 milhões de espectadores somente na França, uma média muito respeitável de 700 mil por filme. Considerando-se o teor dos filmes - tratam de relações, são sempre muito dialogados -, Rohmer é a prova de que existe, sim, mercado para o cinema autoral. Pode ser um nicho, mas não é nem um pouco desprezível.

Você pode encomendar o livro na Amazon, à espera de que alguma editora nacional se interesse. E também pode adquirir os DVDs que estão em promoção na 2001. Você compra pela internet com desconto e não paga o frete. São dois títulos que pertencem ao ciclo dos Contos Morais - Minha Noite com Ela, de 1969, e O Joelho de Claire, de 1970. No Dicionário de Cinema, Jean Tulard observa que Rohmer, que foi crítico em Cahiers du Cinéma, não se impôs rapidamente, ao passar à direção. Ao contrário de François Truffaut e Jean-Luc Godard, ele teve de esperar mais por sua consagração, mas ela veio.

A obra de Rohmer desenvolveu-se por meio de ciclos e, aos Contos Morais, sucederam as Comédias e Provérbios e Os Contos das Estações.

Uma quarta vertente de seu cinema não se vincula a nenhuma das outras três e adapta clássicos - A Marquesa d?O, Perceval le Gaullois, A Inglesa e o Duque. Os contos remetem à tradição literária do século 18, claro que devidamente atualizados, mas o modelo de Rohmer talvez fosse um pensador francês do século 17, La Bryère. Em seus escritos, pode-se observar as pessoas do exterior, mas o interior em geral permanece um mistério. O próprio Rohmer foi sempre muito discreto e gostava de dizer que o cinema era só uma das coisas que o atraíam.

Num certo sentido, ele foi um jansenista que passou a vida tentando domar o libertino - que talvez quisesse ser. Rohmer morreu em 2010, aos 90 anos. Histórias de sedução e triângulos amorosos são o motor de seus relatos. Mas Nuit chez Maud e Le Genou de Claire são exemplares. Minha Noite com Ela é interpretado por Françoise Fabian, a viúva de Jacques Becker, e por Jean-Louis Trintignant. Eles passam, a noite do título, mas não exatamente como você pensa. Maud/Françoise tenta seduzir Trintignant, mas ele resiste para permanecer fiel à noiva.

MINHA NOITE COM ELA E O JOELHO DE CLAIRE - Direção: Eric Rohmer. DVD da Europa. Preço: R$ 36 cada filme.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;