Setecidades Titulo Folia
Crianças e adolescentes festejam nas ruas

Alunos de Sto.André fizeram micareta; bloco Eureca lotou Centro de S.Bernardo

Natália Fernandjes e Rafael Ribeiro
01/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Crianças e jovens da região fizeram festa, durante o dia de ontem, para dar as boas-vindas ao Carnaval. Em Santo André, estudantes do Educandário Santo Antônio organizaram micareta pelas ruas do bairro Jardim. Já em São Bernardo, a Folia ficou por conta do bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), que tratou de unir comemoração e luta por direitos.

Denominada Micaresa (Micareta do Educandário Santo Antônio), a celebração de Carnaval dos alunos da unidade de ensino reuniu cerca de 500 estudantes, do 1º ao 9º ano (com idade entre 6 e 15 anos) em dois momentos, manhã e tarde. “É gratificante ver o sorriso nos lábios das crianças e o quanto faz bem sair dos muros da escola para esse momento de integração com a comunidade”, observa a coordenadora do colégio, Nathalie Lunarte Micheline.

Embalada por carro de som que tocava diversas músicas tradicionais de Carnaval, a garotada caprichou no figurino. Os alunos do 4º ao 8º ano confeccionaram abadás com temática da Copa do Mundo do Brasil e os demais usaram a criatividade para se fantasiar. O grupo foi acompanhado por profissionais do DST (Departamento de Segurança e Trânsito) da cidade e chamava atenção de comerciantes e moradores durante o trajeto de cerca de uma hora.

Esta foi a segunda edição do evento, que ganhou a simpatia dos estudantes. “A escola está mostrando que se importa com a nossa diversão”, considera a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental Maria Eduarda Antunes, 14 anos. Fantasiada de Alice no País das Maravilhas, a jovem destaca que a comemoração mobilizou a escola inteira.

“Além de não ter aula é muito bom se divertir ao lado dos amigos”, destaca o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Gustavo Duarte, 10. Esta foi a primeira vez que o jovem teve oportunidade de acompanhar uma micareta.

Eureca

Com cerca de 200 pessoas, foi realizado na tarde de ontem pelo 23º ano o desfile do bloco Eureca, organizado pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua. A tradição é tão grande que ontem entusiastas da Capital, cidades da Grande São Paulo e até do Litoral engrossaram o cordão que leva mensagens de conscientização pelas ruas do Centro de São Bernardo.

O enredo deste ano foi sobre a Copa do Mundo. “Queremos fazer análise do futebol de hoje, para quem ele é feito”, disse Néia Bueno, coordenadora regional do projeto.

“Gastou-se muito dinheiro com o torneio e esqueceu-se um pouco das condições da criança e do adolescente, da inclusão deles nesta festa”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;