Cena Política Titulo
Da paz à confusão

Era uma vez um lugar calmo, onde reinava uma tranquilidade que beirava o marasmo

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/02/2014 | 07:27
Compartilhar notícia


Era uma vez um lugar calmo, onde reinava uma tranquilidade que beirava o marasmo. Um ou outro acontecimento esporádico dava vida ao local. Esse clima sereno imperou na Câmara de São Caetano pelo menos nos últimos dez anos, 15 anos. Agora, porém, parece que o cenário que lembrava contos de fada está por acabar. E o fim desse enredo pode ser trágico, virar terror, com requintes de suspense e pitadas de humor. São dois os principais entreveros dessa história contemporânea. O presidente da Casa, Sidão da Padaria (PSB), tem se estranhado com Fábio Palacio (PR). E a relação entre Eder Xavier (PCdoB) e Cidão do Sindicato (Solidariedade) também não tem sido das melhores. Há alguns coadjuvantes nesses dois embates, o que deixa o ambiente com mais ação. O jogo colocado deixa clara a independência do Legislativo, como o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) deseja. Porém, em algum momento o chefe do Executivo vai ter de entrar em campo, para a situação não ficar complicada até a eleição da mesa diretora para o biênio 2014-2015. A escolha do novo comandante da Casa será no fim do ano. Até lá, muitas aventuras nas sessões. Com flashs de drama e tendência para o melhor do pastelão norte-americano.

Ajuda à Apae
A deputada estadual Regina Gonçalves (PV) esteve no fim da tarde de ontem em inauguração do centro de convivência (área para oficinas de arte e cultura) na Apae de Diadema. Para realização da obra, a parlamentar destinou emenda no valor de R$ 80 mil. A verde planeja envio de mais verba para elevador adequado nos padrões de acessibilidade.

Aprendeu
Após tomar um pito do presidente da Câmara de São Bernardo, Tião Mateus (PT), o vereador Estevão Camolesi (PPS) passou toda sessão de ontem no plenário, observando os trabalhos. Na semana passada, o popular-socialista admitiu que saia do plenário durante a sessão para atender a população em seu gabinete e foi repudiado pelo petista.

Imbróglio
Ex-presidente do PMDB de São Caetano, Nilo Figueiredo entregou ofício à atual comandante do partido, Gica Pinheiro, com decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que, segundo ele, devolve a direção do partido para a executiva anterior, a qual fez parte. A batalha judicial para obtenção da legenda ocorre desde 2012 e parece estar longe de terminar.

Foi tarde
Clauricio Gonçalves Bento (DEM) deixou a liderança de governo do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) na Câmara. Para alguns integrantes da gestão tucana, o democrata não defendia o Paço a contento. Mais do que isso, às vezes agia como oposição. O chefe do Executivo ainda não definiu substituto. Ventila-se que Waldemar perillo (PSDB) é o favorito.

Sumiu
Moradora do Jardim Cláudia, em São Bernardo, pediu melhorias para a comunidade na sessão de ontem. Mas a cobrança maior foi para o vereador Marcelo Lima (PPS). Segundo a munícipe, o parlamentar não saía do bairro durante a eleição de 2012, mas agora sumiu. Marcelo disse estar sempre lá e, inclusive, vai fazer plenária de prestação de contas do mandato na região.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;