Cultura & Lazer Titulo Dança
Festejando com
a cultura chinesa

Ballet Marcia Bueno, de S.Bernardo, é destaque
em festival internacional de dança da Alemanha

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
24/02/2014 | 07:56
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A passagem do Ballet Marcia Bueno pelo Tanzolymp, festival internacional de dança realizado em Berlim, na Alemanha, foi de destaque. O grupo do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, se apresentou na tarde de quinta-feira e deixou o respeitado evento com a segunda colocação na categoria de dança folclórica.

Com nove meninas com idades entre 15 e 19 anos, a formação local chamou a atenção dos juízes responsáveis com os movimentos da coreografia Império de Tang, influenciada pela cultura chinesa. No palco, as bailarinas revelam jornada sobre o uso da pólvora e do tecido rami no período em que o país era comandado pelo imperador Tang, na era medieval.

A escola da região também levou para a Europa a apresentação Buchaechum, baseada em elementos da história coreana. Ambas as coreografias foram elaboradas pela diretora e professora Marcia Bueno.

“Confesso que elas me surpreenderam, pois o grupo que foi à Alemanha tinha quatro meninas que nunca haviam dançado estas coreografias. Foram muito bem, tanto tecnicamente quanto artisticamente”, avalia a responsável.

O critério do festival leva em conta uma somatória de notas entre duas performances. O grupo optou por apostar em Império de Tang pelo fato de outras companhias participantes da categoria já terem apresentado projeto baseado no universo coreano, caso de Buchaechum

Segundo Marcia, a estreia do Ballet no Tanzolymp foi emocionante. “Já havíamos tido a experiência de representar o Brasil em duas finais (nas edições de 2011 e 2012) no Youth América Grand Prix, em Nova York (nos Estados Unidos), mas ser escolhido para dançar na Gala (noite especial que ocorre após a entrega dos prêmios), em que disputamos espaço com 593 coreografias e somente 39 foram selecionadas, foi mais que um sonho.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;