Memória Titulo
Beco, o retorno
Do Diário do Grande ABC
17/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Ah, a velha guarda do Carnaval andreense. Quem não lembra do Beco do Conforto, aquela escola de samba que reunia os moços e moças do Centro alto nas grandes jornadas do Carnaval, em especial na década de 1960. Pois o Beco está de volta, em forma de bloco, para brincar, simplesmente, uma semana antes dos desfiles oficiais da cidade.

 Será sexta-feira que vem, dia 21, das 20h às 22h, num ponto de concentração estratégico da cidade e da sua história: a Praça Vital Brasil, na confluência das ruas Gertrudes de Lima e Dom Duarte Leopoldo e Silva, em frente à Coop.

 Até quinta-feira já estavam vendidas 160 camisetas. Carlos Alberto Bazani (Coquinho), Odair Cardoso Paiva da Silva (Marrom), Marinho Stanziani, José Carlos Rubin César (Zé Galinha) e Ângelo Boschetti, os organizadores, só tinham uma palavra de ordem: ‘retorno’.

 Sintam-se convidados, como esta Memória está. Com ou sem camiseta. E vamos recuperar a história do Beco de todos nós, orgulho de uma geração.
 
AMANHÃ EM MEMÓRIA

 Um livro sobre o Carnaval de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 1984 – ano 26, nº 5446
 
Manchete – Parcelas do jumbo (empréstimo internacional) e FMI saem em março, diz Galvêas (Ernane, ministro)
 
Política – Grande ABC começa a discutir mobilização pelas eleições diretas.
 
Santo André – Prefeitura espera recursos do BNH para obras do Projeto Cura nos parques João Ramalho, Erasmo Assumpção, Jardim Alzira Franco e Jaçatuba.
 
Movimento Sindical – Operários demitidos da Fichet anunciam passeata.
 
Cinema – Nasce uma Mulher, filme de Roberto Santos, hoje no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo

SANTOS DO DIA

- Sete santos fundadores dos servitas (Ordem dos Servidores de Nossa Senhora), entre os quais Santo Aleixo Falconieri, que era italiano (1200 - 1310).
 
-  Reginaldo de Orlean

-  Policrônio (bispo)

- Rômulo

- Silvino (bispo)

EM 17 DE FEVEREIRO DE...

1974 – Circula o número 1 do Jornal de Utinga, dirigido por Walter Batista de Souza e com sede no bairro Santa Terezinha, em Santo André. Fonte: Valdenízio Petrolli.
 
1934 - Francisco Matarazzo de Nicola toma posse como conselheiro municipal em São Bernardo, em substituição a Pery Ronchetti Carlos.
 
– Na mesma sessão, o conselheiro Nelson Cardoso Franco propõe a transferência, por lei, da sede do município de São Bernardo para Santo André, onde já funcionam todas as demais repartições públicas, estaduais e federais. Esta transferência só ocorreria em 1939.
 
1969 – Silvia Maria Santiago Guazzelli, com a fantasia Deusa Oriental, conquista o primeiro prêmio no concurso de fantasia do Primeiro de Maio FC, de Santo André.

TREMEDEIRA (OUTUBRO DE 1930)  

O napolitano Strumillo reconheceu-me, pois não era a primeira vez que nos víamos (ainda bem!). Por desgraça, ali estava o gerente. Meio sério, meio desconfiando, titubeando, ele resolveu aprovar o discurso do napolitano: “Como há muito serviço, o técnico químico pediu (era verdade?) um ajudante: ‘Cicome questo ragazzo é instande de la materia’, resolvi escolhe-lo como tal. Ele é filho do senhor Ângelo Gaiarsa”.

 Um aperto de mão, uma tremedeira, e lá fui eu pela fábrica adentro ao encontro do meu patrão. Todos me olharam e pareciam dizer: “O que vem fazer aqui?”.

 Lá no laboratório químico passo o tempo em algum serviço que ele (o patrão) me manda fazer, de importância nula. O meu desejo era trabalhar, ir junto com os operários, conversar com eles, dizer porque vim aqui. Espero pelos acontecimentos. Continua...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;