Cíntia Bortotto Titulo Contratação
Atenção RH: como está sua seleção?

Uma contratação assertiva pode gerar muitos ganhos; em contrapartida,
uma escolha mal feita causará prejuízo na certa

Cíntia Bortotto
17/02/2014 | 07:15
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Uma contratação assertiva pode gerar muitos ganhos. Em contrapartida, uma escolha mal feita causará prejuízo na certa. Como andam os processos seletivos de sua empresa?

As técnicas de seleção vão se aperfeiçoando. Hoje, utilizamos mais dinâmicas, entrevistas por competências e, cada vez mais, as mídias sociais e os blogs. Mas, os processos ainda seguem muito o padrão da empresa e, para isso, não há certo ou errado. Esse fator determina se o processo será mais rápido ou lento, mais rigoroso ou flexível. É a cultura da empresa e, às vezes, até o estilo comportamental do requisitante e da sua equipe que determinarão características do processo seletivo.

As dinâmicas existem como uma forma de observação comportamental, e só foram introduzidas nos processos seletivos como uma alternativa mais eficiente para observar o comportamento de mais candidatos em um tempo mais curto. Obviamente, como outras etapas de um processo seletivo, elas não são verdade absoluta, mas uma forma de observar as pessoas. A dinâmica é uma etapa do processo que pode ser utilizada em qualquer empresa.

Na hora de contratar, a diferença entre grandes e pequenas empresas é a atração. Muitas vezes, para processo seletivo de uma empresa grande, você que está selecionando nem precisa explicar muito sobre a vaga, pois as pessoas são atraídas pela marca, pela companhia. Já para empresas menores, de pequeno e médio porte, você tem de vender o desafio e o futuro.

As ferramentas de avaliação, em geral, são as mesmas para todos os níveis profissionais, exceto para executivos. Para as outras vagas, são utilizados o anúncio de vagas, a triagem de currículos, há um primeiro contato por telefone, uma fase de dinâmica de grupo e/ou cases e entrevistas individuais. Algumas habilidades específicas são necessárias para cada profissional. Na área de informática, por exemplo, é importante estar sempre por dentro das inovações e saber como aplicá-las na organização para ganhar eficiência. Boa capacidade de relacionamento e orientação para servir são competências que todas as áreas de apoio devem ter. Treinamentos e facilidade de autoaprendizagem são importantes.

A área financeira prevê assertividade e acuracidade. Conferir os números e ter boa capacidade de síntese para mostrar muita coisa em uma única planilha, são características bem vistas. Além disso, é uma área em que o profissional tem de saber sobre economia, política e futuro a curto, médio e longo prazo para fazer os melhores investimentos com os recursos da empresa.

O profissional de marketing deve encantar e ser estratégico. Obviamente, comunicação e facilidade de relacionamento também são competências importantes, afinal, o marketing acaba ‘vendendo’ o produto antes mesmo do que a área de vendas. É um segmento que tem de acreditar e fazer acontecer, ditar o ritmo junto com vendas.

Estas são apenas algumas dicas para selecionadores e candidatos. Em breve, pretendo voltar ao assunto. Siga confiante e boa sorte!




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