Contexto Paulista Titulo
Interior Paulista de olho na Copa

São Paulo será o Estado anfitrião de 15 das 32 seleções da Copa do Mundo de 2014.

Wilson Marini
13/02/2014 | 07:51
Compartilhar notícia


 São Paulo será o Estado anfitrião de 15 das 32 seleções da Copa do Mundo de 2014. Dez ficarão no Interior paulista, três na Baixada Santista e duas na Capital. Para o prefeito de Itu (onde ficarão hospedadas as seleções do Japão e da Rússia), Antonio Tuíze (PSD), a movimentação beneficiará comércio, hotéis, bares, restaurantes e empresas. Um comitê municipal foi instituído na cidade, que promete caprichar na sinalização viária e reforma do estádio, que ganhará novo campo e centro de fisioterapia. Itu espera 10 mil visitantes, dos quais 4.000 da mídia. Um aplicativo para smartphones contém informações sobre os pontos turísticos. Guardas municipais e guias de turismo fazem cursos de inglês.

 

Gastronomia

Em Campinas, onde ficarão as delegações da Nigéria e de Portugal, uma das maiores expectativas é por Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo de 2013 pela Fifa. O aeroporto de Viracopos tem voo direto a Portugal e a cidade conta com uma comunidade portuguesa de 10 mil pessoas. Campinas programou eventos culturais e turísticos que “agitarão a cidade”, segundo a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli. Um festival gastronômico está sendo cogitado. Nas escolas, os alunos vão estudar moeda, idioma e comida dos países visitantes e haverá um concurso para decorar as escolas com bandeirinhas das seleções visitantes mais a brasileira.

 

Internet

A Baixada Santista receberá o México e a Costa Rica, e a Bósnia ficará no Guarujá. Segundo o secretário de Turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães, o time do Santos e Pelé são muito lembrados nos dois países visitantes. Uma das equipes astecas se chama Santos Laguna. A prefeitura vai instalar mais 250 câmeras de vigilância nas ruas e será fornecida internet grátis na orla e zona turística.

 

E mais

A Bélgica ficará hospedada em Mogi das Cruzes, a Colômbia em Cotia, os Estados Unidos e o Irã na capital, a França em Ribeirão Preto, Honduras em Porto Feliz, Costa do Marfim em Águas de Lindóia e Argélia em Sorocaba.

 

Pesquisa

A avelós, planta medicinal de origem africana e encontrada no território brasileiro, é base de pesquisa desenvolvida em Valinhos com o objetivo de alcançar um novo tratamento para o câncer. Após atingir resultados significativos em cultura de células cancerígenas in vitro, o método está na fase de testes em animais. A pesquisa promete desenvolver um medicamento menos agressivo que os tratamentos com quimioterapia.

 

Fogo e água

No ano passado, o registro de focos de incêndio no País caiu 40% em relação a 2012. Em 13 anos, foi a menor quantidade de focos computada pelos satélites de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ao todo, em 2013, ocorreram 115 mil pequenos incêndios contra 194 mil no ano anterior. A diminuição ocorreu por causa das chuvas que caíram no final do ano. Os meses de maior intensidade e probabilidade para incêndios são agosto, setembro e outubro, devido ao tempo seco.

 

Nas escolas

Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o peso corporal é o fator predominante para a ocorrência de bullying entre alunos das escolas brasileiras. Os gordinhos também são mais propensos a comportamentos de risco, como o consumo de drogas ilícitas, álcool, cigarros e laxantes, quando comparados com os demais alunos. De acordo com o estudo, nas escolas públicas 54% das crianças e adolescentes que se acham muito gordos são vítimas de bullying – nas escolas particulares, o índice é ainda mais alto, 63%.

 

Cidadania

Incentivar a participação dos cidadãos na atividade legislativa é o objetivo de ferramenta disponível no portal e-Cidadania. A iniciativa permite a qualquer pessoa sugerir tema para audiência pública nas comissões do Senado. A proposta fica disponível no portal por até três meses para receber o apoio de outros cidadãos internautas. Se alcançar 10 mil assinaturas, será encaminhada para uma comissão de senadores. No momento, aguardam apoio no portal 23 propostas, que mexem com a reforma constitucional e o uso de animais em experiências. Um dos projetos que obtiveram o total de assinaturas necessárias, e já teve a audiência pública realizada, foi a inclusão dos fisioterapeutas em norma do Ministério do Trabalho e Emprego que trata dos serviços especializados de segurança e medicina do trabalho.

 

Eleições

O Estatuto da Juventude entrou em vigor no dia 1º de fevereiro. Em seu artigo 4º, estabelece que o jovem tem direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude. Entre os eleitores em todo o Brasil, 23 milhões são jovens entre 16 a 24 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;