Política Titulo Luto
Quatro ex-prefeitos participam do adeus a Maurício de Castro

Ex-número dois do Paço de S.Bernardo morreu na manhã de ontem e foi lembrado por lideranças políticas

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
13/02/2014 | 07:37
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Personalidades políticas de São Bernardo estiveram ontem na Câmara para se despedir do ex-vice-prefeito e ex-presidente do Legislativo Maurício de Castro (PMDB), que faleceu na manhã de ontem, aos 72 anos, vítima de câncer na próstata. Ele foi enterrado à tarde, no Cemitério da Vila Euclides.

Lembrado por sua capacidade de articulação política, o velório do ex-parlamentar reuniu os ex-prefeitos Maurício Soares (PT), William Dib (PSDB), Walter Demarchi e Tito Costa (ambos sem partido). O prefeito Luiz Marinho (PT) decretou luto oficial por dois dias.

Filho da ex-prefeita Tereza Delta, Maurício de Castro foi vereador por quatro mandatos, sendo o último de 1988 a 1992. A exemplo de sua mãe, presidiu o Legislativo – entre 1983 e 1984. Além disso, foi um dos fundadores do PMDB são-bernardense em 1980.

“Ele era um ícone de São Bernardo. Atuou na política como poucos, sempre privilegiando o diálogo”, declarou Dib, que nomeou Maurício como assessor especial no período em que governou o Paço, de 2003 e 2008.

Em 1996, o peemedebista foi o número dois na chapa vitoriosa encabeçada por Maurício Soares (então no PSDB). A parceira teve momentos atribulados, admite o ex-chefe do Executivo. “Tivemos alguns problemas e ele foi para a oposição. Nossa parceria política não deu certo, mas isso não diminui o seu legado na cidade”, declarou o petista.

A despedida a Maurício de Castro também reuniu ex-vereadores que atuaram ao seu lado na Câmara. “Antes de tudo ele era um homem de caráter, que sempre legislou em prol do município”, destacou Ary de Oliveira (PSB). Valdir Cartola (sem partido), pai de Pery Cartola (Solidariedade), enalteceu o poder de liderança e articulação política do ex-companheiro de plenário.

Atual comandante do diretório local do PMDB, Vanderlei Jueli considerou o episódio como “uma perda irreparável” para a cidade.

Representantes do Grande ABC na Assembleia Legislativa também prestaram sua homenagem. “O Maurício marcou história em São Bernardo”, ressaltou Alex Manente (PPS). Orlando Morando (PSDB) se referiu com carinho ao ex-vice-prefeito. “Ele foi o primeiro a apoiar minha candidatura a prefeito (em 2008).”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;