Economia Titulo Tecnologia
O futuro já chegou
Carlos Boschetti
13/02/2014 | 07:03
Compartilhar notícia


Recentemente, tive a oportunidade de vislumbrar o futuro. Isso porque participei da CES 2014 – o grande encontro mundial da Consumer Eletronics Association, uma das feiras de tecnologia mais importantes do planeta, que aconteceu em Las Vegas, e no Salão do Automóvel de Detroit, ambos agora em janeiro. Assim, foi possível visualizar o que teremos neste ano nos mercados americano, europeu e asiático e os lançamentos que prometem inovar nossas casas, nossos carros e as tecnologias de mobilidade.

Apesar de focos diferentes, os dois eventos tinham algo em comum: tecnologias de conectividade, mobilidade, interatividade, segurança, dirigibilidade e aplicativos inovadores de relacionamento, que finalmente foram incorporados pela indústria automobilística.

O grande desafio das empresas é compreender como o consumidor vai assimilar tantas inovações e preparar o orçamento para comprar tantas ofertas. Os lançamentos foram focados em três principais categorias.

Do ponto de vista dos produtos para a casa, a bola da vez foram as TV's e os painéis de ultra HDTV com resolução de 4K (se destina a televisões de consumo doméstico e cinema digital) e 8K (presente em telas de cinema da Sony no Japão e em Hollywood), que transformarão a percepção da plateia em vivenciar as cenas de um filme, show, novelas ou esporte, com nitidez e sons de alta fidelidade, que proporcionarão, em especial aos games, sensações não sentidas nos aparelhos atuais.

O tamanho das telas também impressiona: já estão atingindo a 140 polegadas. A indústria da moda já está mobilizada para revolucionar o conceito de vitrine. Imaginem uma cliente em frente a um monitor inteligente que percebe o desejo por um sapato e permite que, com uma tecnologia de interatividade, experimente em tempo real o sapato virtualmente na tela da vitrine. Isso é incrível.

Outra novidade foi o lançamento de um robô aspirador de pó controlado pelo celular. Muitas outras aplicações voltadas para nossas residências também tiveram destaque, sempre objetivando maior praticidade na cozinha, por exemplo, como protótipos de robôs que farão parte de nosso cotidiano integrando o freezer, geladeira, microondas e fogão na preparação de refeição leve ou um jantar romântico. Tudo controlado pelo seu tablet, smartphone ou assinado pelo seu Google Glass.

Os games também foram contemplados com uma grande oferta de novidades, quanto aos títulos e as novas versões. Microsoft, Sony, Nintendo, Warner, EA e outros atraíram milhares de empreendedores para desenvolver games para a plataforma móvel, isso sem mencionar os consoles de alta capacidade que os profissionais desejam com conectividade e interatividade global.

Na próxima semana, falarei um pouco sobre as novidades para os automóveis e da área de tecnologia. Fique ligado!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;