Política Titulo São Caetano
Sallum tem desafio de integrar secretarias

Comandante da Pasta de Governo em S.Caetano avalia que sinergia ajuda na captação de recursos

Cynthia Tavares
08/02/2014 | 07:27
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 A integração entre os departamentos da Prefeitura será o principal desafio de Sallum Kalil Neto na Secretaria de Governo. A posse ocorreu na quarta-feira, apesar de a transferência da Saúde para o novo posto ser dada como certa desde janeiro.

O secretário afirmou que o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) pediu a desburocratização administrativa. “Cuidarei das ações coordenadas entre as secretarias. Serei o elo entre os secretários e as ações executivas”, contou o integrante do primeiro escalão.

Sallum analisou que a medida vai gerar rapidez nos processos e projetos, que necessitem acionar mais de uma Pasta. “Quero fazer com que todos os setores se conversem e saibam de tudo que acontece de forma mais rápida. Serão ferramentas para otimizar nosso trabalho”, analisou.

O titular da Pasta reiterou a importância da sinergia entre todas as repartições para captação de recursos estaduais e federais. “A ligação entre todos vai facilitar a busca de verbas e de investimentos, pois tudo ficará menos burocrático”, considerou.

Durante a posse dos novos secretários, na quarta-feira, Pinheiro deixou claro que espera mais do seu secretariado neste ano. O comandante do Palácio da Cerâmica quer mostrar a marca do governo ao longo dos meses e completou que a disponibilidade de recurso está maior do que no ano passado, apesar das dificuldades financeiras que o Paço ainda enfrenta.

O secretário de Governo demonstrou interesse em conversar com todos os colegas de primeiro escalão para conseguir elencar as prioridades e encaminhá-las até o prefeito. O trabalho foi esboçado no ano passado com o Agiliza São Caetano, programa que entrevistava chefes de departamento da máquina para detectar problemas.

Sallum também planeja aproximar a sociedade civil das ações governamentais. São Caetano possui diversas entidades que se afastaram do Paço com o passar dos anos. “Queremos ter mais contato com as instituições. Hoje, a mais próxima é a Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) e mesmo assim acredito que precisamos melhorar a relação”, destacou o secretário.

 

SEM SURPRESA

Quando Marco Antonio Santos Silva deixou a Pasta de Governo para assumir a FUABC (Fundação do ABC), Pinheiro não pensou duas vezes ao convidar Sallum para o posto. O ex-secretário de Saúde já era tratado como homem-forte da gestão peemedebista e, com a nova função, reiterou o respaldo.

A proximidade com o chefe do Executivo ficou comprovada com a distribuição da peça orçamentária. Quando a receita foi fechada, Sallum ainda era secretário de Saúde e detinha 33,2% do Orçamento, determinado em R$ 1,022 bilhão.

O valor refere-se aos recursos da Saúde, Fumusa (Fundação Municipal de Saúde) – entidade ligada à secretaria – e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), autarquia gerida pelo filho de Sallum, Welington Kalil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;