Cultura & Lazer Titulo Aniversário
Cliques para celebrar os 460 anos de São Paulo
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
25/01/2014 | 10:17
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A correria dentro de uma das maiores metrópoles do mundo faz com que nosso olhar pouco se volte para suas belezas. Hoje, São Paulo completa 460 anos e é importante pararmos um pouco para observar o potencial fotográfico de uma cidade tão energética. Foi com esse pensamento que o editor de fotografia do Diário, Ari Paleta, pegou a câmera e saiu para explorar a Capital. (Veja galeria abaixo)

“Claro que a chegada do aniversário dá uma animada para um projeto como esse, mas a cidade é sempre rica em imagens. Tentei mesclar cenários de cartões-postais que todo mundo conhece com lugares que são tão bonitos quanto, mas que não são tão visados pelas pessoas. Acabou sendo uma viagem muito interessante”, explica o andreense, que pela primeira vez na carreira fez ensaio como este.

Durante toda a tarde e o começo da noite de segunda-feira, o fotógrafo passou em dez pontos diferentes, entre eles a Avenida Paulista, a Torre do Banespa, o Vale do Anhangabaú e o entorno da Rua 25 de Março. Entre os cenários menos famosos estão a Rua Avanhandava (travessa da Rua Augusta), reduto de restaurantes e uma boa pedida para jantares românticos. Muitas das dicas vieram da sua mulher, natural de São Paulo.

Ouvindo histórias

A passagem pelo tradicional bairro da Liberdade rendeu um caso pouco comum. Enquanto o autor fazia o registro dos enfeites japoneses característicos, foi abordado na rua por um morador. “Esse imigrante me perguntou por que sempre tiram fotos das luminárias enquanto o importante mesmo são os arcos do portal Torii (construção típica do xintoísmo que alerta a entrada em lugar sagrado). Ele aproveitou e me contou outras curiosidades da região que eu também não conhecia”, lembra.

Segundo Paleta, o importante para fugir do trivial nesse tipo de projeto é saber aproveitar os elementos externos que aparecem. “Na Avenida Paulista, por exemplo, tinham outros quatro fotógrafos do meu lado também fazendo imagens pelo aniversário da cidade. O importante para tentar ser diferente é prestar atenção nas histórias que nós ouvimos nas ruas”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;