Direitos do consumidor Titulo Orientação
Dicas para a compra de material escolar

Antes de ir às compras, os pais devem fazer um levantamento de todo o material
que sobrou do ano anterior e ver o que ainda pode ser utilizado

Idec
17/01/2014 | 07:30
Compartilhar notícia


A volta às aulas não é apenas a hora de os alunos retomarem sua rotina. É também o momento de os pais pegarem o lápis e a calculadora e iniciarem a compra dos artigos escolares. As listas de materiais são extensas e, para auxiliar o consumidor, o Idec preparou dicas que farão toda a diferença na hora de comprar o material escolar.

Em primeiro lugar, os pais devem fazer um levantamento de todo o material que sobrou do ano anterior e ver o que ainda pode ser utilizado. Mochilas, estojos, lápis de cor e até cadernos que ficaram em branco podem ser usados novamente. Após efetuar esse ‘inventário’, o consumidor poderá verificar o que será realmente necessário comprar.

Tente negociar os preços ou a forma de pagamento. Evite pagar com cheque ou cartão de crédito para diminuir o risco de futuras dívidas. Se esse tipo de pagamento é sua melhor ou única opção, procure programar o seu orçamento e verificar o quanto realmente pode gastar com a compra do material. Outra dica é realizar as compras em conjunto com outros pais. No atacado, a economia gerada pode valer a pena.

Procure adquirir apenas o realmente necessário. Deixe o período pós-volta às aulas para comprar os materiais que faltarem, pois a tendência é que os preços diminuam. Ao finalizar as compras, peça a nota fiscal. Além de ajudar a controlar o orçamento, é ela que comprova a compra do material e garante seu direito de troca em caso de defeito.

PRÁTICAS ABUSIVAS - Preste muita atenção e sempre exija seus direitos: os estabelecimentos de ensino não podem solicitar a compra de produtos de higiene ou limpeza, materiais de uso coletivo, cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, exigir a aquisição de produtos de marca específica e determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado. Quanto ao uniforme, somente se a escola possuir marca licenciada poderá exigir que a compra seja realizada em um local específico.

PESQUISE - Antes de comprar os itens da lista, é interessante comparar os preços em pelo menos duas ou três lojas diferentes e também fazer uma pesquisa em lojas na internet. Mas, fique atento. Na busca pelo menor preço, não se esqueça de prestar atenção na qualidade do produto.

DEIXE AS CRIANÇAS EM CASA - Outra maneira de evitar gastos supérfluos é não levar as crianças para a compra do material. Se não for possível, não se deixe levar pelo desejo delas, que são atraídas por produtos licenciados (de personagens), que geralmente são mais caros.

TRANSPORTE ESCOLAR - Algumas dicas são: verifique se o condutor possui a habilitação na categoria tipo D, o curso de transportador escolar e licença para trabalhar. O motorista deve possuir mais de 21 anos, não ter cometido nenhuma infração gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;