Cultura & Lazer Titulo Dança
Espetáculo homenageia
nome do balé clássico

Diretor e coreógrafo argentino Jorge Peña, morto
em 2013, é lembrado em tributo em São Caetano

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
17/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Duas obras clássicas de balé serão encenadas hoje e amanhã como forma de homenagem no Tributo a Jorge Peña, da Cia Estável Promodança, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano.

Nascido na Argentina, Jorge Peña foi um dos diretores e criadores da companhia e morreu em julho do ano passado. “Montamos a apresentação como uma homenagem por tudo o que ele fez para dança e para o nosso grupo em si”, diz Maurício Oliveira, diretor-geral da Cia Estável Promodança, de São Paulo. 

Com um corpo de 30 bailarinos selecionados no festival de solos, incluindo dançarinos de Santo André e São Caetano, serão apresentadas as obras Giselle e Majissimo, durante uma hora e dez de espetáculo.

O primeiro ato de Giselle conta a história de uma camponesa apaixonada por Albrecht, nobre que finge ser um aldeão. Mas o rapaz acaba sendo desmascarado por Hilarion, que também é apaixonado por Giselle. Inconformada, a moça acaba se matando com a espada do seu amado.

 “Já Majissimo, que será apresentado em trechos da obra completa, é um balé cubano que mistura características latinas com técnicas da dança clássica”, conta Oliveira.

Segundo o diretor, o tributo é mais direcionado para quem já conhece o balé. “São danças clássicas e quem já está familiarizado e faz parte do meio artístico, vai saber identificar e reconhecer as obras. Mas o espetáculo é aberto a todos.”

O ingresso deve ser retirado duas horas antes de cada apresentação e trocado por um litro de leite. As doações serão revertidas para o Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Tributo a Jorge Peña – Dança. Hoje, 19h30, e amanhã, 16h e 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria, São Caetano. Tel.: 4222 1010. Ingresso deve ser trocado por um litro de leite e retirado duas horas antes de cada espetáculo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;