Setecidades Titulo Santo André
Jd.Sta.Cristina terá
R$ 85,6 mi do PAC

Projeto para melhorias na área de urbanização no
bairro de Sto.André foi aprovado pelo governo federal

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
31/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo federal aprovou o projeto para urbanização do Jardim Santa Cristina, em Santo André. Com isso, o município receberá R$ 85,6 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2 para obras de infraestrutura no bairro carente da cidade. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento Urbano e Habitação do município, Paulo Piagentini.

A verba faz parte do pacote de investimentos para o Grande ABC anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto, em encontro com os sete prefeitos da região, realizado em São Bernardo. O próximo passo agora é a assinatura de convênio entre Prefeitura e Caixa Econômica Federal para liberação de recursos. Depois dessa etapa, será aberto processo licitatório para contratação da empresa que executará os trabalhos e, então, as obras terão início. O titular da Pasta não informou prazo para começar as intervenções.

Ainda sem data para receber as melhorias previstas, os moradores do bairro, localizado entre a Avenida São Bernardo do Campo e a Rua Adriático, esperam ansiosamente pelas obras. A equipe do Diário percorreu as ruas de terra de um dos núcleos mais problemáticos, entre as ruas da Constituição e da Pátria, no qual vivem cerca de 1.000 famílias, segundo informações de líderes comunitários. Com esgoto escorrendo pelas vias, ligações de energia elétrica irregulares para todos os lados e barracos amontoados uns nos outros, os moradores do local vivem em condições precárias e receberam desconfiados a notícia que a região será urbanizada.

“Ninguém mora em favela por gosto, é porque precisa e não tem condições de ir para outro lugar. O esgoto passa do lado da minha casa, convivo diariamente com os ratos aqui. Vivemos à beira da morte, com risco desse monte de fio pegar fogo a qualquer hora. Nunca vieram dar uma ajuda sequer. Estamos abandonados. Minha vontade é vender a casa que construí com o suor do meu trabalho e ir embora para a Bahia”, reclamou a doméstica Isabel Ribeiro da Silva, 55 anos.

Por ter córrego passando no meio do núcleo habitacional, a região que será beneficiada com o investimento do PAC 2 sofre com as chuvas de verão. Em fevereiro, o aposentado Edmilson Martins de Queiroz, 57, morreu afogado após tentar ajudar amigos que tiveram a casa invadida pela água durante temporal.

Por conta disso, o plano de urbanização do bairro prevê a remoção de moradores das áreas mais críticas. Para isso, há também projeto aprovado pelo governo federal para construção de 1.820 moradias populares pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que receberá parte dos moradores do Jardim Santa Cristina. No entanto, ainda não há definição sobre quantas famílias do bairro serão beneficiadas com unidades habitacionais.

“Agora, precisamos de áreas para essas unidades. O recurso vai sendo liberado conforme definimos a demanda”, disse o secretário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;