Palavra do Leitor Titulo Artigo
É hora do balanço

Quando o fim do ano se aproxima, começa movimentação típica dos momentos reflexivos que sugerem as festas de Natal e Réveillon

Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 09:43
Compartilhar notícia


Artigo

Quando o fim do ano se aproxima, começa movimentação típica dos momentos reflexivos que sugerem as festas de Natal e Réveillon. O balanço. Para a Secretaria Estadual do Emprego, as manchetes são positivas. O ano de 2013 foi de sucesso, de recordes importantes. Fruto de trabalho iniciado pelo meu antecessor Carlos Ortiz e que damos sequência, com o respeito e a dedicação que a Pasta merece.

A começar pelo BPP (Banco do Povo Paulista), que, em comparativo com 2012, teve 60% a mais de agências implantadas. Foram 40. O maior número desde 2007. Hoje contamos com 515 unidades. O governador Geraldo Alckmin quer um BPP em cada cidade. E é para lá que caminhamos. O BPP beneficiou aproximadamente 35 mil famílias em 2013. Foram cerca de R$ 200 milhões emprestados. O ritmo deve ser mantido por motivo bastante simples: o paulista é empreendedor. Está na veia deste povo o trabalho e se dermos as ferramentas certas, teremos, com certeza, um mercado de trabalho ainda mais forte, com mais postos abertos.

No Time do Emprego os números provaram que o incentivo e a valorização da autoestima estão na base de cidadãos bem colocados. Tanto se ouve de qualificação que, muitas vezes, não prestamos atenção no que está evidente. Se a qualificação é necessidade e o número de formados em cursos superiores no Estado não é pequeno, onde estão nossos qualificados? Muitas vezes, estão escondidos atrás do desconhecimento de regras básicas de uma entrevista de emprego. O programa Time do Emprego alcançou a marca de 1.400 turmas neste ano. Em média, mais de 50% dos participantes conquistam vaga no mercado de trabalho.

O Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), por meio de trabalho que percorreu 30 mil quilômetros neste ano, completou a maioridade em 2013. São 18 anos de luta na busca da igualdade de direitos pela empregabilidade da pessoa com deficiência. Das iniciais 186 vagas registradas em 1995, neste ano chegaremos a perto de 25 mil ofertas de emprego.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) também teve sua atuação ampliada. As cidades de Laranjal, Piraju e Suzano foram contempladas. Hoje são 250 postos. Em 2013, mais de 2 milhões de pessoas passaram pelos postos em busca da emissão da carteira de trabalho, de oportunidade de emprego, ou para dar entrada no benefício do seguro-desemprego.

Chegamos ao fim de 2013 com a sensação do dever cumprido e com muita energia para mais um ano que, no que depender dessa Pasta, será de muito trabalho.

Tadeu Morais é secretário estadual do Emprego do Estado de São Paulo.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Mercedes-Benz; Petrobras; Nemo Quest Idiomas; Regina Célia Guirelli; deputado estadual Alex Manente; vereador de São Caetano Professor Pio Mielo; Valmir Alves Bezerra; Luiz Carlos Moraes; Marcel Dellabarba; Viviane Costa; Carolina Veríssimo; Marcos Roberto Buemerad; Public Affairs; Corporate Communications; Financial Communications; Grão de Areia Moda Praia; Cia Marítima Beachwear; Água Doce; Departamento de Água e Esgoto de São Caetano; Confederação Brasileira de Golfe; Julio Faria; Voice Associados Comunicação; Paula Ricupero; Simone Catto Joia; Midiorama Media & Talents; World Bike Tour SP; Vanessa Gianellini Comunicação; Scheilla Lisboa; Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional.

Terra de ninguém
São Bernardo, terra de greves, de pátio cheio, greves de fome regadas a franguinho com polenta, caipirinha, cervejinha, onde nem os mortos têm mas paz, com túmulos profanados e ninguém até agora foi responsabilizado! Que 2014 seja ano das mudanças, a começar por Brasília!
José Carlos Soares de Oliveira
São Bernardo

Encarte
Neste Diário do dia 15, foi distribuído encarte do secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André informando que foram pavimentados 45 quilômetros de ruas e avenidas na cidade. Gostaria que a Secretaria de Obras informasse o nome das ruas e avenidas para que possamos verificar in loco esses 45 quilômetros descritos pelo secretário.
Celso Luiz Davanso
Santo André

Transmissão
Senhor Roberto Gomes da Silva, concordo com a sua carta (Handebol, dia 25). A respeito das transmissões esportivas, só visam lucro, principalmente a maior delas. Os jogos são em horários de seu interesse em todas as modalidades. Mas o senhor cometeu um equívoco: as partidas de handebol da Seleção foram transmitidas ao vivo no canal Esporte Interativo, que enviou uma repórter que comentava via internet. Nota dez ao canal e à jornalista, a repórter Monique Danello, que virou musa da Seleção na Sérvia. Ela ficou doente, mas não ‘largou a peteca’.
José Carlos Costa
São José dos Campos (SP)

Parque e Sacilotto
Assino embaixo a carta do leitor Nelson Sanches (Celso Daniel, dia 26), na qual se refere ao estacionamento do ainda, para mim também, Parque Duque de Caxias. Aliás, vou mais longe. O parque não necessitava da obra que está sendo realizada. Apenas poucas intervenções, tais como segurança, novos banheiros e lanchonete, e maior cuidado com a manutenção desses equipamentos e limpeza do local. A enorme importância que está sendo gasta bem que poderia ser utilizada na pavimentação de algumas ruas do bairro Jardim, que se encontram em péssimas condições. E o monumento do Sacilotto, que, conforme prometido pelo prefeito Grana, iria voltar para a Oliveira Lima?
José Bueno Lima
Santo André

Lógico!
Era evidente que a Portuguesa seria derrotada de novo, desta vez no pleno do STJD. Era lógico, pois se o Superior Tribunal de Justiça Desportiva fosse aqui em São Paulo e estivesse em julgamento os interesses de Palmeiras, Corinthians, Santos ou São Paulo – como Vasco, Flamengo e Fluminense neste – contra o Bangu – pequeno, como a Lusa –, por exemplo, não tenho dúvidas de que essa equipe carioca seria mandada à Série B. É a lei dos mais fortes, de quem tem mais dinheiro, de quem tem mais poder.
Vitor de Arruda Fernandes
Santo André
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;