Palavra do Leitor Titulo Artigo
Treinadores: nos esportes e nas empresas

Quando falo de business coaching, gosto de usar exemplos mais comuns à vida de todos

Do Diário do Grande ABC
27/12/2013 | 08:21
Compartilhar notícia


Artigo

Quando falo de business coaching, gosto de usar exemplos mais comuns à vida de todos. O Brasil é apaixonado por esportes e não encontrei melhor analogia ao que chamo de treinamento de empresários do que essa paixão. No vôlei, futebol e em todos os esportes há um ponto em comum. Figura que não sobe ao pódio, mas que não é coadjuvante: o treinador. Pesquisa realizada pela Stanford Graduate School of Business com mais de 200 CEOs (Chief Executive Officer – Chefes Executivos de Ofício, na tradução livre) mostra que 94% dos entrevistados apoiam o coaching. A presença de treinador capacitado é tão vital quanto o talento do gestor. As conquistas são mais lembradas do que a preparação, mas o técnico Bernardinho contraria esta lógica. ‘Quanto mais você sua no treino, menos sangra no campo de batalha’. Mais importante que a foto da vitória, é o filme do preparo.

Treinador não joga, mas seria estranho ver uma equipe na final sem seu técnico. Por que nas empresas seria diferente? Tratemos a partir de agora uma empresa como um atleta.
Michael Gebber descreve bem as fases da vida empresarial – infância, adolescência e maturidade. A infância é o momento de nascimento do espírito empreendedor. Nela a empresa evolui quase sempre, pois o dono é o faz-tudo. O fluxo de clientes ainda é baixo e tudo tem a cara do dono. Muitas vezes até o nome, como ‘Lanches do João’.

Não raro, o negócio do João vai tão bem que começa a ir mal. Seu atendimento personalizado atrai cada vez mais clientes, mas com número maior de clientes, o João tem que gastar mais tempo atendendo. Se os pedidos subiram, deveria ter mais dedicação à cozinha. Mas o dia tem só 24 horas. As entregas começam a atrasar. O atendimento fica atrapalhado. Enfim, a empresa, que cresceu, está à beira de um colapso. Entramos na ‘aborrescência’ da empresa. Nesse momento, recomendo a busca por um treinador, um business coach. Levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) constata que cerca de 80% das empresas não passa dos cinco anos, elas não superam a adolescência. O João não imaginava que seria apavorante ver que o crescimento de sua empresa poderia ser vilão.

Na adolescência de uma empresa, o empreendedor não deve aceitar a turbulência como derrota, mas buscar apoio. Se você está atravessando a adolescência da sua indústria, espero que Brad Sugars, expert em coaching, inspire: ‘A estrada difícil de hoje geralmente leva para dias mais tranquilos no amanhã, isso, é claro, se você aprender ao longo do caminho’.

Alejandro De Gyves é diretor para a América Latina da Action Coach.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Ford Brasil; Nissan; Gilberto Kassab; Tropical Brasil; Rogério de Sousa Oliveira; Amélia Fernandez Gonzalez; Setur (Secretaria de Turismo de Santos); Two.Six Creative Design; Câmara de Mauá; Viva Agência de Comunicação; Bruno Sutero; Interativa Comunicação; Edson Fernandes; F&M ProCultura; Jamille Menezes; XComunicação; Bruna Pires; Insider2 Comunicação Corporativa; Edelmam Significa Relações Públicas para Construção de Marcas; Fernanda Damasceno; Great Assessoria e Comunicação; Agatha Santos; Partido Social Democrático; deputado federal Afonso Hamm; Original 123 Comunicações; Sueli Pereira; equipe Aprimora Treinamentos.

Abandonados
Em frente à porta lateral da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Santa Maria, em São Caetano, está estacionado veículo totalmente danificado, placas BFH-6219, de São Caetano. Do outro lado da rua, um pouco mais à frente, onde está o 2º DP, mais dois veículos também bastante danificados, placas CRG-0068, de São Paulo, e DAQ-7915, de São Bernardo. Em São Caetano, que por ser bem pequena, e ainda com mão dupla de direção, existem pouquíssimas vagas para estacionamento. E, agora, ainda temos que conviver com esses carros jogados? Espero que os responsáveis reparem o quanto antes esse problema, que vem causando tantos males à comunidade. Ao departamento de trânsito de São Caetano, sugiro que estude a possibilidade de mão única no trecho, pois aos fins de semana, com o grande movimento na igreja, fica intransitável, podendo causar acidentes.
Christovão Sanches Moreno
São Caetano

De mentiras
A farra nunca vai parar!Nosso País jamais teve tanta liderança comungada com inutilidade política! Estamos no fundo do poço. Somos comandados, em verdade, pelo refugo da ditadura, participantes de mentira federal, e ao mesmo tempo protagonistas teatrais, que fingem hoje buscar com ‘comissões de verdades’ solucionar crimes e injustiças, que muitos dos nossos governantes foram praticantes e testemunhas oculares de tudo, mas são incólumes, sendo abutres da contemporaneidade, pedindo para outros explicarem o que eles sabem. É um faminto time da ‘começão’ da dignidade de um povo, fingindo comissão de verdade, de novo! Como pode um país aceitar tanta mentira?
Paulo Rogério Bolas
Santo André

Renan
Pela segunda vez, o senador Renan Calheiros foi pego utilizando avião da FAB para atividades particulares. Pela segunda vez ele pediu desculpas e disse que pagará pela utilização irregular. Pela segunda vez o povo brasileiro foi chamado de idiota pelo senador, que bem poderia ser chamado de ‘Renan Calhorda’.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Cassação
Para o bem do povo brasileiro, em nome da ética, declaramos cassados os direitos políticos do senador Renan Calheiros, já reincidente em péssimos atos. Revogam-se as disposições em contrário.
José Carlos Soares de Oliveira
São Bernardo

Marmoraria
Efetuamos pedido de pia de mármore na Marmoraria Ponto Com, na Avenida Newton Monteiro de Andrade, em São Bernardo, em 12 de novembro, com prazo de entrega de 15 dias. Depois de várias medições com diferentes técnicos, diversos telefonemas questionando a demora na entrega, a pia chegou, porém com medidas e layout diferentes do acordado nas últimas visita e medição. Enviei e-mail e fiz contato telefônico com um dos donos explicando a situação e pedindo visita para conversarmos sobre o que poderia ser feito. Não houve contato no celular indicado, nem visita e o segundo cheque foi apresentado. Não recomendo a ninguém efetuar negócios com essa empresa. Estamos sem pia, minha mulher está grávida, temos uma filha de 1 ano e 10 meses e estamos lavando a louça no tanque da lavanderia. A Marmoraria Ponto Com não resolve o problema, não responde a reclamação nem retorna os contatos telefônicos.
Adriel Souza Machado
São Caetano
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;