Palavra do Leitor Titulo Artigo
Desafios e evolução do alumínio no Brasil
Do Diário do Grande ABC
19/12/2013 | 08:16
Compartilhar notícia


Artigo

O mercado da construção civil, um dos mais dinâmicos da economia brasileira, destaca-se pelo significativo uso de alumínio, que proporciona, entre outras vantagens, leveza, alta durabilidade e excelente acabamento. As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia para desenvolver perfis e peças acabadas para o mercado de construção civil e industrial, que inclui os segmentos automotivo, bens de consumo, indústria elétrica, transportes, máquinas e equipamentos.

A melhora da economia e a conscientização do consumidor, que procura cada vez mais por produtos de qualidade, reflete a evolução natural do consumo de produtos com alto valor agregado, como é o caso do alumínio. Entretanto, o metal ainda é pouco utilizado em produtos manufaturados no Brasil e ainda há muitas oportunidades para o aumento do seu consumo no País. De acordo com dados levantados pela The Aluminum Association em 2011, o consumo per capita de alumínio no Brasil é de 7,4 kg, enquanto na Alemanha é de 31,6 kg, no Canadá de 21,4 kg e no Japão é de 28,4 kg. Esses são apenas alguns exemplos que comprovam o que o alumínio significa na indústria moderna.

É importante salientar que a inovação e a sustentabilidade de produtos e soluções são fundamentais não apenas para o aumento da utilização do alumínio, mas para antecipar tendências e normas. A Alcoa, por exemplo, maior produtora de sistemas para esquadrias de alumínio do País, lançou neste ano o Sistema Contact.

Esse sistema, de portas e janelas com isolamento acústico, antecipou nova regra da NBR 15575, conhecida como ‘Norma de Desempenho’, que passou a dedicar um item aos requisitos acústicos, propondo selo inédito de classificação a esquadrias de acordo com o isolamento acústico oferecido.

Ainda com foco em construção civil, no ano passado, a companhia investiu US$ 10 milhões na fábrica de Tubarão, em Santa Catarina, que produz perfis extrudados de alumínio utilizados na construção civil e outros segmentos da indústria. Com o desenvolvimento natural da economia, o alumínio tende a se destacar e ser aplicado cada vez mais nos produtos e soluções brasileiras. Não é por acaso que a sigla Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) começa com ‘B’. O Brasil é, entre os países emergentes, o que mais tem avançado. E, embora o consumo do metal ainda seja baixo quando comparado a outros países, não faltam mercado, investimento e empenho das companhias para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Anderson Oba é gerente de marketing e planejamento estratégico da divisão de Extrudados da Alcoa América Latina & Caribe.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Antônio José Simões Vieira Garneiro; José Hamilton Ferreira; Assingrafs (Associação das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista); Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista); Equipe de Comunicação Pfizer; Bruna Ramos; Nina Marciano Comunicações; Hotéis Othon; Iguassu Invest; Ralf Smaha – Casafoz Design; Luiz José Moreira Salata e equipe; Barcelona Soluções Corporativas; EM Escritório de Mídia; Rede Feminina de Combate ao Câncer – São Caetano.

Resposta
Em resposta à carta do leitor Willian Borges (Está entregue, dia 14), a Prefeitura de Santo André, por meio do DST (Departamento de Segurança e Trânsito), informa que a manutenção dos tachões na rotatória da Avenida André Ramalho com Rua Una e Rua Mandaguari foi realizada em agosto. Porém, devido à passagem de veículos de grande porte, outros tachões foram danificados, os quais serão repostos até o fim do mês.
Prefeitura de Santo André

Torturados
Somente uma pessoa totalmente sem empatia ou doente moral é capaz de duvidar da dor de outra pessoa que passou por processo de tortura. E é lamentável visão tão torpe de período tão destrutivo que nosso País conheceu. Defendo incondicionalmente as comissões da verdade, porque não podemos esquecer nossos mortos, o tempo em que vivemos com medo, o abortamento de projeto de Brasil, o cala a boca na imprensa e as sequelas que ainda muitos brasileiros sentem.
Edson Bueno de Camargo
Mauá

Professores – 1
Este nosso Diário trouxe-nos mais uma daquelas do prefeito Marinho. Desta vez a chamada foi de um desrespeito imperdoável e sem nenhuma sensibilidade com nossos educadores (‘Luiz Marinho diz que professor que é contra Estatuto tem confusão mental’, dia 17). Será que não passa pela cabeça desse homem que os professores no Brasil são os profissionais mais negligenciados pela federação? Esse prefeito não sai das páginas de nosso Diário e sempre com choques de arrogância e prepotência com inteligências primárias. O mesmo esquece que seu partido, o PT, chegou ao eterno pudê por ser contrário a várias posições estabelecidas. Deveria ser, inclusive o prefeito, taxado de portador de confusão mental? Lamentável que impeachment no Brasil é só para aqueles que incomodam!
Cecél Garcia
Santo André

Professores – 2
Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, quem tem confusão mental é o senhor, que está agindo de má-fé com os professores. Quem está apto a dirigir uma escola é a pessoa estudada e que entende de pedagogia. Acho que ninguém do PT está com essa ‘bola toda’. O povo de São Bernardo, na hora de votar, deve se lembrar do senhor e dos seus vereadores, que fazem questão de enganar a população. Isso é inconstitucional e o MEC (Ministério da Educação) já deveria ter tomado as devidas providências. Falando nisso, o senhor já comprou a assinatura deste Diário para deixar nas bibliotecas e em lugares públicos? Ou tem medo da verdade?
Nilzete Oliveira
São Caetano

Tigre
Um funcionário do jardim zoológico de Xangai, no Leste da China, morreu após o ataque de um dos tigres dos quais era o tratador, de subespécie em risco de extinção, segundo se informa naquele país o jornal oficial Shanghai Daily. Por favor, apelo aos milionários do Brasil para mandarem vir urgentemente esse tigrinho e soltá-lo em Brasília, em local e hora estipulados. Ninguém vai chorar!
Mustafa Baruki
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;